Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quatro em cada cinco consumidores cedem dados pessoais em troca de grandes descontos online

Mais de 80% dos consumidores europeus estão dispostos a partilhar os seus dados pessoais para obterem grandes descontos online. Por outro lado, somente um quarto está consciente de que as fraudes ocorrem com maior frequência nas épocas festivas.

iStock
17 de Dezembro de 2020 às 13:25
  • ...

De modo a economizarem, os consumidores europeus estão este ano dispostos a correr maiores riscos. Quatro em cada cinco (84%) revelam que não se importam de ceder informações pessoais a retalhistas, para obterem grandes descontos nas suas compras online.

Com a Covid-19 e a perda generalizada de empregos, os europeus estão a diminuir os seus gastos nas festividades deste ano. Devido aos horários reduzidos e ao distanciamento social têm optado por comprar mais online e cedem informações como endereços de email e números de telefone, de forma a obterem um grande desconto nas suas compras natalícias.

Somente um quarto (25%) dos inquiridos está consciente de que as fraudes ocorrem com maior frequência durante períodos festivos e de promoções e não está disposto a correr riscos em troca da redução dos preços, segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky.

Não obstante, apenas 17% dos consumidores afirmam que só farão compras em grandes marcas, para evitar comprometer a sua segurança.

"As compras online são uma forma tentadora e fácil de gastarmos o nosso dinheiro. Emails com ofertas estão sempre a surgir na nossa caixa de entrada e com apenas alguns cliques, os artigos podem ser encaminhados para as nossas casas. Mas, na maior parte das vezes, este pode ser um negócio arriscado. À medida que as marcas vão lançando as suas promoções sazonais, os cibercriminosos estão atentos a qualquer deslize para tirar partido dos consumidores. Tendo em conta o período de crise que atravessamos, quaisquer descontos serão muito tentadores", alerta David Emm, Investigador Principal de Segurança da Kaspersky.

Ver comentários
Saber mais Kaspersky consumo Natal Compras online Covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio