Notícia
Comércio digital global cresceu 58% no primeiro trimestre
O comércio digital global cresceu 58% nos primeiros três meses do ano, conclui um relatório realizado pela tecnológica Salesforce. Os dados revelam também um aumento do tráfego online entre janeiro e março.
O comércio digital cresceu 58% no primeiro trimestre de 2021, aponta o relatório "Q1 Shopping Index", realizado pela Salesforce a partir dos dados recolhidos de mais de mil milhões de compradores em 40 países. A comparação é feita com o mesmo período de 2020, altura em que o crescimento do comércio digital rondava os 17%.
A multinacional refere que este crescimento foi impulsionado pela combinação do crescimento geral do tráfego online (subida de 27%) e também pelo aumento dos gastos dos consumidores em sites (aumento de 31%).
Este tipo de crescimento continua a ser justificado pela viragem para o comércio eletrónico, nota a multinacional, muito impulsionado pela pandemia global e pelos confinamentos adotados em diversos países. Com as restrições a implicarem, em vários casos, o encerramento de lojas não essenciais, quem compra vira-se cada vez mais para o online.
Os dados da Salesforce notam uma subida na utilização de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Comparando com o primeiro trimestre de 2020, o tráfego a partir destes dispositivos cresceu 29% e o crescimento de encomendas em mobile subiu 59%.
O gasto médio global aumentou ligeiramente em termos homólogos, ascendendo aos 94,72 dólares (78,70 euros).
Artigos desportivos com a maior subida
Os dados recolhidos analisam também as categorias de produtos. No primeiro trimestre, os consumidores compraram mais artigos desportivos - a maior subida entre os produtos analisados. Comparando com o mesmo período de 2020 (ainda antes da pandemia), foi registado um crescimento de 101%, seguido pelos eletrodomésticos (96%) e por malas de luxos (96%).
Com um crescimento menos expressivo contabiliza-se a roupa desportiva (42%), decoração e artigos para o lar (40%) e as bolsas e malas comuns (8%).
Os dados da Salesforce referem ainda o comportamento dos consumidores no processo de compra, nomeadamente na taxa de abandono do carrinho. Este tipo de situação é mais frequente no smartphone, revelam os dados - neste tipo de dispositivo, a percentagem de cestos com produtos que não se traduzem numa compra ronda os 93%, contra os 89% e 87% do tablet e computador, respetivamente.
A multinacional refere que este crescimento foi impulsionado pela combinação do crescimento geral do tráfego online (subida de 27%) e também pelo aumento dos gastos dos consumidores em sites (aumento de 31%).
Os dados da Salesforce notam uma subida na utilização de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Comparando com o primeiro trimestre de 2020, o tráfego a partir destes dispositivos cresceu 29% e o crescimento de encomendas em mobile subiu 59%.
O gasto médio global aumentou ligeiramente em termos homólogos, ascendendo aos 94,72 dólares (78,70 euros).
Artigos desportivos com a maior subida
Os dados recolhidos analisam também as categorias de produtos. No primeiro trimestre, os consumidores compraram mais artigos desportivos - a maior subida entre os produtos analisados. Comparando com o mesmo período de 2020 (ainda antes da pandemia), foi registado um crescimento de 101%, seguido pelos eletrodomésticos (96%) e por malas de luxos (96%).
Com um crescimento menos expressivo contabiliza-se a roupa desportiva (42%), decoração e artigos para o lar (40%) e as bolsas e malas comuns (8%).
Os dados da Salesforce referem ainda o comportamento dos consumidores no processo de compra, nomeadamente na taxa de abandono do carrinho. Este tipo de situação é mais frequente no smartphone, revelam os dados - neste tipo de dispositivo, a percentagem de cestos com produtos que não se traduzem numa compra ronda os 93%, contra os 89% e 87% do tablet e computador, respetivamente.