Notícia
Procuradores públicos pedem mandado de prisão para líder da Samsung
Jay Y. Lee, líder da Samsung, está a ser investigado por suspeitas de suborno. As alegadas ligações entre a tecnológica e a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye estão no centro da investigação
O procurador público da Coreia do Sul solicitou um mandado de prisão para Jay Y. Lee, líder da Samsung. As alegadas ligações entre a tecnológica e a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, estão no centro da investigação.
O pedido de prisão está agora a ser analisado pela justiça sul-coreana. Mas segundo a Bloomberg, apesar de Jay Y. Lee poder continuar a tomar decisões caso o mandado de prisão seja aprovado, um dos nomes que tem sido apontado para substitui-lo na liderança do grupo é o da sua irmã, Lee Boo-jin.
Jay Y. Lee, que passou assumir a liderança do grupo em 2014 depois do seu pai Lee Kun-hee ter sofrido um ataque cardíaco, é acusado por alegadamente ter realizado pagamentos no valor de 43 mil milhões de wons (34 milhões de dólares) a uma amiga de Park Guen-Hye em troca de ajuda na realização de algumas operações da tecnológica, segundo a imprensa internacional.
Devido ao escândalo de corrupção Park Guen-Hye foi afastada do poder no final do ano passado.