Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Português AINanoTec acelera 15 ideias tecnológicas com 6,5 mil milhões na mira

As candidaturas selecionadas neste programa de empreendedorismo tecnológico, que decorrem até 3 de setembro, irão integrar uma rede internacional de mentores e “stakeholders”.

11 de Agosto de 2021 às 11:30
  • 1
  • ...

O mercado global da inteligência artificial (IA) vale qualquer coisa como 7,6 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros). Um potencial de negócio que serve como atrativo tiro de partida para o Concurso de Ideias e Tecnologias do Programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC, cujas candidaturas decorrem até 3 de setembro próximo.

 

Promovido pela Fraunhofer Portugal, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA, trata-se de um programa de empreendedorismo na área da IA, nanotecnologia e tecnologias da informação e comunicação (TIC)

 

Este concurso destina-se a todos os que pretendem explorar as suas ideias ou resultados de I&D naquelas áreas, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados.

 

"Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendam levar ao mercado as suas ideias e tecnologias, o programa tem como objetivo apoiar a criação de mais de 15 novas start-ups disruptivas em Portugal", avança a entidade promotora em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, 11 de agosto.

 

"Para além de identificar e selecionar ideias, tecnologias e pré start-ups nas áreas de IA, nanotecnologia e TIC, o programa AINanoTEC tem como objetivos o apoio à criação start-ups, a integração dos participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e ‘stakeholders’, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar ideias e responder à necessidades das pré start-ups e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências", detalha a mesma fonte.

 

Do ecossistema que o programa AINanoTEC irá disponibilizar para apoiar os participantes e respetivos projetos "fazem parte investidores, ‘end-user companies’, parceiros tecnológicos, ‘coachers’ e, ainda, uma rede de mentores nas mais diversas áreas".

 

Em setembro, após a seleção dos candidatos, estes "terão acesso a ‘bootcamps’ para desenvolvimento e aceleração de ideias, através de atividades temáticas de ‘coworking’, ‘matching’, ‘pitching’ e ‘mentoring’ com uma rede internacional e multidisciplinar de mentores e ‘stakeholders’".

 

Posteriormente, terá início a fase de aceleração, a decorrer até abril do próximo ano, seguindo-se a fase de "scale-up" com pilotos e demonstrações até março de 2023.

 

 

Ver comentários
Saber mais ainanotec inteligência artificial tecnologias tic empreendedorismo concurso de ideias inova-ria fraunhofer inl
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio