Notícia
Philips aumenta prejuízos no trimestre com amortizações de investimentos
A Philips, maior fabricante europeia de produtos electrónicos, anunciou aumento de prejuízos no quarto trimestre devido às amortizações de investimentos na Atos Origin e na «joint-venture» LG Philips Displays.
Os prejuízos são de 1,53 mil milhões de euros, ou 1,20 euros por acção, o que compara com as perdas de 1,06 mil milhões de euros ou 84 cêntimos por acção, de há um ano atrás, referiu a empresa em comunicado.
As vendas caíram 4% em grande parte devido à desvalorização do dólar em relação ao euro.
Gerard Kleisterlee, presidente da comissão executiva da Royal Philips Electronics, tinha estimado uma melhoria das contas da empresa, pretende continuar a política de redução de custos e de diminuição da dívida.
Desde Maio de 2001 que a Philips tem apostado na poupança de custos através da mudança estratégica da produção para países onde a mão de obra é mais barata. Desde essa altura que a empresa já reduziu 15% da força de trabalho.
Antes da amortização dos investimentos e outros custos, a Philips registava lucro no trimestre, refere a companhia.
Os prejuízos do quarto trimestre incluem amortizações de investimentos de 1,34 mil milhões de euros, o que compara com os 526 milhões registados no período homólogo. Excluindo as perdas extraordinárias, a Philips alcançou lucros de 58 milhões de euros.
As acções da Philips seguiam a valorizar 0,76%, para os 14,57 euros.