Notícia
Nvidia suspeita de violar regras da concorrência nos EUA
O Departamento de Justiça dos EUA intimou a fabricante de semicondutores a entregar documentação por suspeitas de violação de regras da concorrência. A Nvidia pode vir a ser acusada formalmente de dificultar o acesso a outros fornecedores de chips.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ, na sigla inglesa) enviou intimações para a Nvidia e uma série de outras empresas do ramo da tecnologia e dos semicondutores com o objetivo de obter provas de que a fabricante de semicondutores violou leis da concorrência.
De acordo com o que pessoas familiarizadas com a investigação disseram à Bloomberg, o DOJ, que já tinha enviado questionários às empresas, está agora a enviar pedidos juridicamente vinculativos que obrigam os seus destinatários a fornecerem informações relevantes para a investigação.
O órgão governamental está agora um passo mais perto de formalizar uma acusação contra a Nvidia, que é suspeita de dificultar o acesso a outros fornecedores, bem como de penalizar consumidores que não utilizem de forma exclusiva os semicondutores de inteligência artificial da gigante tecnológica.
Como parte da investigação, que já tinha sido revelada em junho pela Bloomberg, o DOJ está a contactar outras empresas do ramo da tecnologia para conseguir recolher informações relevantes para o caso e provar uma eventual violação das leis da concorrência por parte da fabricante de semicondutores. Representantes das duas partes foram contactados pela Bloomberg, mas não quiserem comentar a investigação.