Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo teclado de 300 dólares imitará som de qualquer instrumento

Uma startup britânica está a tentar conquistar o compositor que dentro de cada um com um estranho pequeno teclado negro de 12 teclas de silicone que permite que os utilizadores imitem os sons e os estilos de reprodução de praticamente qualquer outro instrumento.

15 de Junho de 2017 às 18:00
  • ...

O Seaboard Block, lançado na semana passada, é o último instrumento musical digital da ROLI, uma empresa com sede em Londres cujos teclados se transformaram em acessório básico para muitos músicos e produtores profissionais, incluindo o rapper Rza, a músico de ritmos electrónicos Grimes e o compositor de música para cinema A.R. Rahman.

 

A ROLI, cujos produtos anteriores têm sido vendidos nas lojas da Apple, angariou 43,5 milhões de dólares em capital de risco de uma série de firmas, incluindo a Balderton Capital e a BGF Ventures, de Londres, a Horizons Ventures, de Hong Kong, e a Foundry Group, com sede em Boulder, Colorado, nos EUA.

 

Assim como ocorre com outros instrumentos da marca Seaboard que a ROLI fabrica, as teclas de silicone do Seaboard Block permitem que o músico flexione a altura do som, module o tom e produza efeitos como vibrato, sons que não podem ser facilmente replicados com sintetizadores musicais tradicionais.

 

Mas ao preço de 300 dólares, o Seaboard Block representa um mergulho maior no mercado de consumo de massa para a ROLI, cujos primeiros produtos tinham como alvo músicos profissionais. O Seaboard Rise, com 25 teclas, sai por 700 dólares; e o Seaboard Grand, com 88 teclas, custa 8.900 dólares.

 

"Queríamos chegar a uma faixa de preço mais baixa", disse Roland Lamb, fundador e CEO da ROLI, em entrevista nos escritórios da empresa em Londres, no mês passado. "Por isso reduzimos o Seaboard à sua essência."

 

Assim como nas versões maiores do Seaboard vendidas pela ROLI, as teclas de silicone em forma de montanha do Seaboard Block permitem tocar música de forma mais expressiva do que num teclado padrão. "Queremos criar instrumentos profundamente emotivos e fáceis de tocar", disse Lamb.

 

"A criação de música hoje parece e soa muito ao que Bob Moog fazia, com motores de som e controladores", disse Lamb numa conferência sobre tecnologia em Estocolmo numa referência ao famoso pioneiro da música electrónica que construiu o primeiro teclado sintetizador em meados da década de 1960. Lamb disse que o Seaboards da ROLI representava um passo importante na evolução da criação de músicas electrónicas.

 

No fim do ano passado, a companhia começou a tentar ser uma empresa de hardware para o mercado de massa quando lançou o Lightpad Block, de 180 dólares. Um aparelho fino e quadrado com um conjunto colorido de pontos de luzes de LED na parte de cima, o Lightpad Block produz uma série de sons e efeitos através de um software para computadores e de uma aplicação para dispositivos móveis. Com os pontos de LED é mais fácil visualizar como se está a fazer música ou aprender como tocar uma canção em particular "seguindo os pontos", disse Lamb.

 

Foi positivo para ROLI que a Apple tenha concordado em vender o Lightpad Block nas suas lojas. Lamb diz que as vendas dos aparelhos Lightpad e de outros módulos Block que criam efeitos especiais, como loops, têm sido "boas" - mas preferiu não informar números específicos.

 

Título original em inglês: New $300 Keyboard Will Mimic Sound of Any Instrument, Mixes Tracks

Ver comentários
Saber mais instrumentos música ROLI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio