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Nova política de privacidade do Spotify enfurece utilizadores

A nova política de privacidade do Spotify tem levantado críticas entre os clientes da plataforma de música. Há quem exija um tratamento diferenciado para quem paga uma subscrição e há quem simplesmente tenha optado por cancelar a sua conta.

21 de Agosto de 2015 às 13:44
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O Spotify quer aceder a fotografias, contactos telefónicos e dados biométricos armazenados nos smartphones, assim como ver a actividade social dos seus clientes. As novas exigências da plataforma de música, incluídas na actualização da sua política de privacidade, têm sido muito criticadas e "enfureceram" os utilizadores, escreve a BBC esta sexta-feira, 21 de Agosto. O Spotify afirma que o objectivo é "melhorar a experiência do utilizador".

Markus Persson, criador do jogo Minecraft, anunciou através do Twitter, onde tem 2,4 milhões de seguidores, que cancelou a sua conta no Spotify por discordar das novas exigências.

"Spotify, olá. Como consumidor sempre amei o vosso serviço. Vocês são a razão porque parei de piratear música. Por favor, considerem não ser maus", escreveu o programador na rede social, confirmando depois que já tinha cancelado a sua conta na plataforma.

"Como uma ex-namorada ciumenta, o Spotify quer ver (e guardar) as tuas fotografias e ver com quem andas a falar", escreveu Gordon Gottsegen, no site da Wired, uma revista especializada em tecnologia.

"Estou a pensar se as 10 libras que pago por uma subscrição premium vale a pena, considerando o nível de privacidade que tenho de abdicar", escreveu Thomas Fox-Brewster, na Forbes, acrescentando que "devia ser visível à maioria que nenhum serviço na internet é grátis – se não se paga em dinheiro, paga-se em dados pessoais. Mas o Spotify não acredita que aqueles que pagam merecem um serviço mais privado".

No seu blog, o Spotify dá conta da actualização e informa que deseja ser "tão transparente quanto possível" sobre a maneira como trabalha, que tipo de informação recolhe e como esta é usada. Os dados a que acede "ajudam [ao Spotify] a melhorar a experiência dos utilizadores, e a criar novos e personalizados produtos para o futuro", diz a empresa nesta nota. Uma das recentes ferramentas do género, recordam, é o Spotify Running, que "combina os BPM da tua música ao ritmo da tua corrida".

O comunicado termina com a seguinte garantia: "a privacidade e a segurança dos dados dos nossos utilizadores é – e vai continuar – a ser a maior prioridade do Spotify".

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