Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Substituir palavras-passe por “selfies” está mais próximo da realidade

Pagar o parquímetro ou combustível sem sair do carro ou confirmar o pagamento de uma compra online através de um “selfie” são algumas das propostas para o futuro dos pagamentos electrónicos apresentadas na feira de Barcelona pela Mastercard.

Bloomberg
23 de Fevereiro de 2016 às 18:01
  • ...

As "selfies" vão ganhar uma nova funcionalidade. Depois de terem invadido as redes sociais, em breve poderão ter um papel importante na hora de efectuar um pagamento substituindo as "antigas" palavras-passe. Esta foi a proposta apresentada esta terça-feira, 23 de Fevereiro, pela MasterCard, no Mobile World Congress, maior feira de comunicações móveis que decorre em Barcelona.

 

A empresa vai começar a introduzir este sistema perto do Verão em alguns países como os EUA, Holanda, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Suíça, entre outros. Portugal não deverá integrar esta lista inicial.

 

Os clientes que quiseram dar um novo uso à famosa "selfie", terão que descarregar uma aplicação própria para os dispositivos móveis. Depois, têm que introduzir os dados do seu cartão e futuramente, quando concluírem uma compra online, em vez de escreverem a palavra-passe, automaticamente aparecerá a opção de fazer o comprovativo do pagamento através de uma fotografia.

 

Mas as novidades do mundo dos pagamentos electrónicos, principalmente de sistemas de biometria, não ficam por aqui. Em breve será possível pagar o parquímetro ou o combustível com o cartão de débito sem sair do automóvel. A solução já está desenvolvida, estando esta semana a ser apresentada pela Visa Europe a futuros interessados no Mobile World Congress, maior feira de comunicações móveis, em Barcelona.

 

O Visa Checkout consiste num software que, conectado a um dispositivo móvel, permite passar as informações do cliente, com a sua autorização, para um posto de abastecimento ou parquímetro. Para tal, é necessário que estes objectos tenham sensores. Razão pela qual a solução não deverá ser implementada a curto prazo, mas é um caminho que já está a ser percorrido, explicaram os responsáveis pelo stand da Visa na feira de Barcelona.

 

Esta aposta da Visa pretende fazer a ligação do mundo do pagamentos electrónicos à internet das coisas, que consiste em interligar objectos do quotidiano. Além disso, abre a porta a parcerias com a indústria dos dispositivos e acessórios móveis.

 

Novos cenários dos pagamentos electrónicos

 

Para a Visa existem três momentos para o futuro dos pagamentos electrónicos: além do chip do cartão de débito ou crédito, os tradicionais multibancos dos estabelecimentos comerciais vão ler impressões digitais. Esta solução já está a ser comercializada na Índia, e em breve a Visa espera expandi-la para "muitos" mais mercados.

 

O passo seguinte, segundo a Visa, vai passar pela autenticação facial a partir de qualquer dispositivo móvel. Uma solução que visa reforçar a segurança e a autenticação, com a explosão do comércio electrónico. 

 

O programa não só "lê" a cara do consumidor, como aleatoriamente pede para se virar para a esquerda, direita, inclinar para frente, etc., de modo a comprovar que não se trata de uma fotografia, por exemplo.

 

O cenário do futuro, ainda longínquo, passará pela implementação de sistemas de biometria completos, que vão muito mais longe do que a impressão digital. Outro dos sistemas apresentados esta semana pela Visa permite identificar uma pessoa em segundos passando a mão, sem pousar. Um sistema que poderá também ser aplicado em dispositivos móveis.

 

Além da Visa e da Mastercard, as carteiras digitais (aplicações para dispositivos móveis) também "decoram" vários stands dos cerca de dois mil fornecedores e operadores móveis. A ligação à internet das coisas, de modo a que a carteira digital esteja interligada a mais funcionalidade e facilite a vida dos consumidores, predomina entre as novidades neste campo apresentadas na feira.

*A jornalista está em Barcelona a convite da Samsung

Ver comentários
Saber mais Mastercard
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio