Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mark Zuckerberg vai doar 99% das suas acções do Facebook

No mesmo dia em que foi dada a conhecer a primeira filha do clã Zuckerberg, o fundador do Facebook anunciou que vai doar, ao longo da sua vida, o correspondente a 99% dos títulos que detém na empresa.

01 de Dezembro de 2015 às 22:03
  • 6
  • ...

O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerbeg, anunciou esta terça-feira, citado pela Bloomberg, que pretende doar 99% das suas acções da rede social, ao longo da sua vida, para causas filantrópicas.

Estes 99% estão actualmente avaliados em 45 mil milhões de dólares (42,5 mil milhões de euros).


Zuckerberg fez o anúncio numa carta à sua filha, Max, nascida na semana passada e apresentada hoje ao mundo numa foto com os pais, num "post" no Facebook. E nessa carta diz-lhe que os seus pais desejam um mundo melhor para ela e para toda a sua geração, explicando como pensam fazer por isso.

Para avançarem com esta ideia, o fundador da rede social e a sua mulher, Priscilla Chan, criaram a Chan Zuckerberg Initiative, que replica grandemente as doações que o casal tem feito ao longo dos anos – direccionadas para o ensino personalizado, a cura de doenças e a ligação entre as pessoas via Internet, explica a Business Insider – e que se destina a gerir o dinheiro.

Esta intenção de doar 99% das acções do Facebook detidas pelo seu CEO foi também comunicada ao regulador do mercado de capitais. 


No comunicado divulgado na Securities and Exchange Commission (SEC), Zuckerberg diz que pretende "vender ou doar não mais de mil milhões de dólares por ano em acções do Facebook ao longo dos próximos três anos", refere o The New York Times.

 

Mark Zuckerberg pretende, assim, manter num futuro próximo a sua posição maioritária da empresa, mas ao longo da sua vida irá doar o restante até chegar aos 99% hoje anunciados.

Devido à estrutura do Facebook, em que Zuckerberg detém "super acções" que lhe conferem direitos especiais de voto, o CEO da empresa pode doar as acções ordinárias ao mesmo tempo que mantém a maioria da rede social que fundou em 2004, explica a Business Insider.

Recorde-se que Mark Zuckerberg assinou há cinco anos o Giving Pledge (Compromisso de Dar), a par com outros multimilionários como Bill Gates, e que prevê que os seus signatários doem a maioria da sua riqueza.

Ontem, 30 de Novembro, em plena Cimeira do Clima a realizar-se em Paris, Zuckerberg e outros líderes de gigantes tecnológicas, como Bill Gates e Jeff Bezos, anunciaram o lançamento da Breakthrough Energy Coalition, uma nova organização para investir em energias renováveis.

Ver comentários
Saber mais mark zuckerberg priscilla chan max Facebook
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio