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Lucro da Lenovo dispara 106% para 664 milhões no último trimestre do ano
A tecnológica Lenovo revelou que as receitas do grupo continuam a crescer, apoiadas no segmento dos computadores pessoais, tendo atingido os 18,8 mil milhões de dólares entre outubro e novembro.
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A tecnológica Lenovo registou lucros de 693 milhões de dólares (664 milhões de euros) no seu terceiro trimestre fiscal, correspondente ao último trimestre do ano. Este valor representou um aumento anual de 106% e ficou ainda acima dos 367,7 milhões de dólares (352 milhões de euros) previstos pelos analistas.
As receitas apresentaram um aumento de 20% no período em análise, atingindo os 18,8 mil milhões de dólares (18 mil milhões de euros). Os responsáveis do grupo dizem que se trata do terceiro trimestre consecutivo em que a Lenovo consegue um crescimento a dois dígitos.
O investimento total em Investigação e Desenvolvimento aumentou 14%, enquanto o segmento não-PC - em que a Lenovo tem apostado fortemente - cresceu 46% no terceiro trimestre fiscal.
Contudo, a empresa admite manter a liderança no mercado dos computadores, com uma quota de mercado de 23,5%, apoiando-se em dados da consultora IDC, com a distribuição a aumentar na ordem dos 4%. Por isso mesmo, a Lenovo tem apostado na diversificação do seu portefólio, focando-se em software e serviços, com foco nas soluções de Inteligência Artificial, e ainda na gama de smartphones, representada pela Motorola.
A Lenovo prepara-se ainda para integrar tecnologia de Inteligência Artificial da startup chinesa DeepSeek nos computadores e tablets, sendo disponibilizada, de acordo com o CEO do grupo.
Por exemplo, as soluções de infraestruturas e servidores registaram um crescimento das receitas de 59% até aos 3,9 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros), enquanto as soluções e serviços de software de cloud subiram 12% até 2,3 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros), mantendo o registo de aumento dos últimos 14 trimestres.
Especificamente sobre a Motorola, que representa a gama dos smartphones dentro do grupo, a Lenovo assume um crescimento das receitas de 21% face a igual período de 2023, tendo aumentado a sua quota em vários mercados.
Motorola está bem encaminhada em Portugal
Embora sem dados específicos para Portugal, onde a Motorola reentrou em outubro de 2024, o presidente ibérico da Lenovo admite satisfação com esta divisão.
A Lenovo já conseguiu perto de 80% dos canais de venda para os smartphones da Motorola, algo que Andrea Monleon, diretora-geral da Motorola para Portugal, garante ser bastante positivo, mantendo o objetivo de chegar a todos os canais e aumentar as vendas, especialmente com os modelos Edge e Razr (dobrável).
Assim, o mercado ibérico da Lenovo cresceu 28% entre outubro e dezembro de 2024, com os tablets da marca a manterem uma quota de mercado de 25%.