Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Intel lança «chip» de um gigahertz

A Intel, o maior produtor mundial de chips, lançou na passada quarta feira, o seu chip de um gigahertz (GHz). Este lançamento já estava previsto desde a semana passada, depois da sua maior rival...

09 de Março de 2000 às 17:14
  • ...
A Intel, o maior produtor mundial de chips, lançou na passada quarta feira, o seu chip de um gigahertz (GHz). Este lançamento já estava previsto desde a semana passada, depois da sua maior rival a Advanced Micro Devices (AMD), ter introduzido este produto no mercado, na segunda feira.

No entanto, e com o lançamento do seu novo processador, a Intel frisou que o seu Pentium III de um GHz é 15% mais rápido que o «chip» Athlon de um GHz da sua rival. A razão apontada pela Intel é que o novo Athlon da AMD equivale em velocidade ao seu Pentium III de 800 megahertz.

Por seu turno, a AMD anunciou que não podia ser efectuado um teste comparativo com o Pentium III de um GHz da Intel, porque ainda não obteve um PC para o seu novo «chip».

Estes novos processadores, são centenas de vezes mais rápidos que o seu distante antepassado, o primeiro «chip» de um megahertz criado há cerca de 25 anos atrás e que processava à velocidade de 2 megahertz, ou seja à velocidade de 2 milhões de bytes por segundo. Este novo «chip» processa a informação à velocidade de um bilião de bytes por segundo.

A Dell Computer, o segundo maior produtor de computadores pessoais, anunciou que está a preparar a edição especial do Dell Dimension «desktop», que integrará o processador da Intel. Recorde-se que a AMD terá os seus «chips» incorporados nos computadores da Compaq e da Gateway.

Assim, a Intel colocará à disposição dos seus clientes o novo processador de um GHz a 990 dólares (1,021 mil euros ou 204,8 mil escudos), em encomendas de 1000 unidades, enquanto a AMD colocará o seu processador a 1.299 dólares (1,340 mil euros ou 268,73 mil escudos).

Às 16h40 a Intel cotava nos 113,99 dólares (116,99 euros ou 23.454 escudos), a descer 1,36% e a AMD cotava nos 54,25 dólares (55,98 euros ou 11.223 escudos) a valorizar 1,40%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio