Notícia
Gigante canadiana compra portuense Bullet Solutions
Detida por um grupo que emprega mais de 50 mil pessoas e fatura 8,4 mil milhões de euros, a Kinetic adquiriu a “spin-off” da Universidade do Porto, que desenvolve software que possibilita a geração automática de horários para mais de 100 instituições de ensino superior no mundo.
Nascida há 20 anos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Bullet Solutions foi comprada pela canadiana Kinetic, fornecedora de software de gestão de eventos e alojamentos estudantis para o ensino superior.
"A Bullet Solutions foi adquirida pela Kinetic", anunciou recentemente o grupo Volaris, que controla a empresa adquirente e é, por sua vez, detida pela gigante Constellation Software, que está cotada na Bolsa de Valores de Toronto.
"Na Kinetic encontramos um investidor comprometido com a excelência e a inovação. Após uma extensa pesquisa de mercado, reconhecemos que a Kinetic, sob o guarda-chuva da Volaris, fornece o ambiente ideal para a equipe da Bullet prosperar e continuar dando suporte aos nossos clientes", afirma Pedro Fernandes, CEO da Bullet Solutions, no comunicado da Volaris.
Já ao site da Universidade do Porto, esta terça-feira, 3 de dezembro, Pedro Fernandes enfatiza que a política estratégica da Constellation Software distingue-se pela compra de empresas com o objetivo de fortalecer o seu portfólio, e, sublinha, "até hoje nunca vendeu nenhuma das cerca de 1.000 aquisições, tendo crescido até aos 50 mil colaboradores e 8,4 mil milhões de euro de receitas".
No comunicado da Volaris, Luke Warren, CEO da Kinetic, considera que a aquisição da Bullet está "alinhada" com o objetivo da empresa canadiana de fornecer "soluções inovadoras" para o mercado do ensino superior.
"A solução de horários inteligentes da Bullet complementa as nossas ofertas e, juntos, podemos aprimorar ainda mais a maneira como as instituições educacionais gerem os seus recursos", sinaliza, considerando que "os horários nunca foram tão essenciais".
"A Bullet Solutions é uma empresa ‘spin-off’ da Universidade do Porto, que acolheu a chancela em 2019", realça a instituição de ensino superior, que apresenta a Bullet como criadora de software que possibilita a geração automática de horários ("timetabling") para "mais de uma centena de instituições de ensino superior no mundo inteiro", garantindo que a sua plataforma "pode fazer poupar até 90% do esforço e custo associados ao processo manual e complexo de geração de horários".