Notícia
Dinamarquesa Emagine compra portuguesas Boost IT e Hexis com 600 trabalhadores
As duas tecnológicas, que faturam 34 milhões de euros, foram vendidas pelo grupo de Nuno Melo e Bruno Ribeiro a uma empresa que é detida pela gigante Axcel, “private equity” nórdica com investimentos superiores a quatro mil milhões de euros.
Três anos após terem criado o Nexus Capital Group, "holding" de investimento que detinha a Boost IT e a Hexis Technology Hub, tecnológicas fundadas três anos antes, Nuno Melo e Bruno Ribeiro acabam de vender as duas tecnológicas à Emagine, empresa de consultoria empresarial e de TI, com sede em Copenhaga, capital da Dinamarca.
Recentemente incluída na lista Deloitte Technology Fast 500 EMEA 2023, a Boost IT tem escritórios em Lisboa e no Porto, e, juntamente com a Hexis Technology Hub, "conta atualmente com cerca de 600 colaboradores, devendo superar os 34 milhões de euros de faturação em 2024, dos quais 80% gerados nos mercados externos", realçou fonte oficial do grupo Nexus Capital ao Negócios.
"Desde o início, o nosso objetivo foi sempre o de dotar as nossas equipas e empresas das ferramentas necessárias para liderar o mercado. Ao longo destes sete anos, alcançámos conquistas significativas, incluindo clientes de renome mundial, bem como vários prémios e reconhecimentos. Agora, com a nossa integração na Emagine, estamos prontos para elevar nossos serviços e criar novas e melhores oportunidades para nossos funcionários. O futuro nunca pareceu tão promissor", enfatiza Nuno Melo, CEO do Nexus Capital Group e cofundador da Boost IT, em comunicado.
Realçando o facto de "a maior parte das receitas" da Boost IT provirem de mercados internacionais, Bruno Ribeiro afiança que a empresa "sempre aspirou a liderar o setor tecnológico", afirmou Bruno Ribeiro, CEO da Boost IT e cofundador da Nexus Capital.
"Acreditamos que, com este novo passo, conseguiremos potenciar ainda mais o extraordinário trabalho desenvolvido pelas nossas equipas até aqui. Como parte do grupo Emagine, estamos confiantes na nossa capacidade de crescer e multiplicar os nossos sucessos", conclui o CEO da Boost IT e cofundador do Nexus Capital Group.
As aquisições da Boost IT e da Hexis corporizam a 10.ª transação da Emagine nos últimos cinco anos e ocorre apenas duas semanas após a empresa nórdica ter adquirido a alemã Allgeier Experts.
Com 28 escritórios em 12 países, incluindo Índia e Emirados Árabes Unidos, a Emagine tem cerca de 900 trabalhadores a tempo inteiro, recorrendo ainda à contratação de 4.700 consultores, e fechou o último exercício com receitas de 480 milhões de euros.
"Com a monumental aquisição da Boost IT escalamos as nossas ofertas ‘nearshore’ com uma das empresas de TI que mais cresce em Portugal e, finalmente, criamos oportunidades no mundo de língua portuguesa. Bruno, Nuno e a sua equipa alcançaram resultados impressionantes em apenas alguns anos", reconhece Anders Gratte, CEO do grupo Emagine.
"Sob a bandeira da Emagine, espero colaborar com eles para expandir o negócio para clientes locais e internacionais", remata Gratte.
A Emagine é uma das mais de duas dezenas de empresas detida pela "private equity" nórdica Axcel, que soma sete fundos e investimentos que ultrapassam quatro mil milhões de euros.
(Notícia atualizada às 11:12)