Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook e Whatsapp investigadas em Espanha por troca de dados

A aplicação de mensagens terá começado a partilhar dados com o Facebook sem o consentimento expresso dos utilizadores, tal como obriga o novo regulamento único europeu de protecção de dados.

5 - Facebook – De amigo em amigo, a rede social cresceu e é hoje um portento. A marca liderada por Zuckerberg está avaliada em 46,13 mil milhões.
REUTERS
06 de Outubro de 2016 às 10:38
  • ...

A autoridade espanhola de protecção de dados está a investigar a transferência de dados pessoais dos utilizadores entre a rede social Facebook e a plataforma de mensagens instantâneas Whatsapp.


Segundo o El País, que avança a notícia, a AEPD (sigla em espanhol da instituição) quer saber se a informação dos utilizadores da Whatsapp que é enviada para a Facebook cumpre as regras da lei de protecção de dados em Espanha. Entre outros aspectos, está a ser analisada qual a informação em causa, para que é utilizada e durante quanto tempo os dados são arquivados.


Segundo um especialista nesta matéria jurídica citado pelo jornal espanhol, em causa está o alegado facto de a WhatsApp ter alterado a sua política sem consentimento expresso dos utilizadores, algo que deixou de ser possível com a entrada em vigor, em Maio, do regulamento único europeu de protecção de dados.


Se antes bastava que o utilizador não se opusesse às novas regras, agora é necessário a sua aceitação declarada, explica Borja Adsuara, o que não terá acontecido neste caso. "Primeiro [as empresas] têm de informar que dados vão partilhar, durante quanto tempo os vão manter e para que vão usá-los. Com essa informação o utilizador deve decidir se aceita ou não", refere.


A investigação – que decorre em articulação com as congéneres alemã, italiana e britânica - foi desencadeada depois de as novas políticas de privacidade da WhatsApp, anunciadas em Agosto, terem estabelecido a partilha de alguns dados com a Facebook.


Ao El País a rede social garantiu que cumpre com a política de protecção de dados da União Europeia e que trabalhará com a agência espanhola durante a investigação.

Ver comentários
Saber mais Facebook El País União Europeia economia negócios e finanças economia (geral) WhatsApp
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio