Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP e dois fundos investem 4,5 milhões em empresa israelita de cibersegurança

A EDP conheceu a Aperio Systems no Web Summit de 2016 e agora decidiu aplicar 4,5 milhões de dólares na empresa, em conjunto com dois fundos de capital de risco.

O processo de investigação nasceu com base em denúncias que já vinham de 2012, mas só em 2017 se verificou a constituição de arguidos. António Mexia, presidente da EDP, Manuel Pinho, ex-ministro da economia, e João Manso Neto, administrador da eléctrica e presidente da EDP Renováveis, estão entre os nove arguidos já conhecidos.  Em causa, segundo o Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Lisboa, estão factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção activa, corrupção passiva e participação económica em negócio. A investigação abrange o período que vai de 2004 a 2014 e as suspeitas incidem sobre o momento em que se passou dos chamados contratos de aquisição de energia das centrais eléctricas da EDP, os CAE (contratos de aquisição de energia), para o regime de mercado, com os Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), que asseguram uma remuneração garantida aos produtores, independentemente dos preços do mercado e das quantidades vendidas e que levaram à denúncia da existência de rendas excessivas no sector eléctrico, as quais são depois reflectidas nos preços aos consumidores domésticos, que estão entre os mais altos entre os países europeus. António Mexia, apesar de ser arguido, foi recentemente reconduzido para mais um mandato à frente da EDP.
Hugo Correia
07 de Fevereiro de 2018 às 16:07
  • ...

A EDP anunciou hoje que realizou um investimento na Aperio Systems, uma empresa de cibersegurança israelita. A operação foi feita em conjunto com dois fundos de capital de risco: a Data Point Capital e a Scopus Ventures.

 

O investimento foi de 4,5 milhões de dólares, que "vai ajudar a apoiar o crescimento e o desenvolvimento que a Aperio Systems tem registado a nível global", refere um comunicado da eléctrica portuguesa.

 

A empresa israelita "fornece a última linha de defesa para proteger infra-estruturas críticas e garantir a integridade dos dados operacionais" e a EDP justifica o investimento com "a necessidade crescente, a nível mundial, de proteger os sistemas de controlo industrial contra os ataques mais sofisticados".

 

Segundo a EDP, a Aperio Systems foi pioneira na tecnologia de detecção de manipulações artificiais de dados de processamento industrial e fornece a "última linha de defesa na protecção de activos críticos contra ataques internos e externos".

 

A EDP acrescenta que este investimento, realizado através da EDP Ventures, "segue um teste bem-sucedido com a Aperio Systems para proteger os activos de geração térmica", sendo que o contacto inicial com esta empresa foi efectuado na Web Summit 2016.

 

"Posteriormente, a EDP voltou a encontrar a Aperio no programa de desenvolvimento de start-ups Free Electrons – Global Startup Acceleration Program, onde foi eleita como a start-up de energia mais inovadora, Most Innovative Energy Startup e ficou em primeiro lugar no "Pitch Off Competition", acrescenta.

 

"A Aperio Systems impressionou-nos como uma empresa verdadeiramente inovadora, durante um ensaio piloto bem-sucedido em que o sistema foi testado rigorosamente, mostrando a sua capacidade de prevenir ataques sofisticados (APTs- Advanced Persistent Threats)", refere Luís Manuel, membro do Conselho de Administração na EDP Inovação/EDP Ventures.

 

"Estamos entusiasmados com o voto de confiança da EDP e estamos contentes com as possibilidades oferecidas através dos investimentos da EDP Ventures, da Data Point Capital e da Scopus Ventures, o que nos permite expandir a presença da Aperio Systems globalmente, para proteger infraestruturas críticas e garantir a qualidade dos dados", afirmou Michael Shalyt, CEO da Aperio Systems

 

Ver comentários
Saber mais Luís Manuel Scopus Ventures Advanced Persistent Threats Data Point Capital Startup Acceleration Program Web Summit Aperio Free Electrons Most Innovative Energy Startup
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio