Notícia
Drone de água português consegue financiamento
A Azorean, empresa que tem a sua origem na Ydreams, já conseguiu cerca de 100 mil euros de financiamento para o seu drone de água. O financiamento foi conseguido através de "crowdfunding" (colectivo).
A Azorean, empresa que resultou de um "spin out" da YDreams, já conseguiu o financiamento pretendido para desenvolver o seu drone (veículos sem tripulante) de mar. O financiamento foi conseguido através de uma plataforma de "crowdfunding" (colectivo), tendo conseguido 472 financiadores que entregaram cerca de 100 mil euros (127 mil dólares), o montante requerido. A empresa tinha solicitado 125 mil dólares, superando, portanto, esse valor, na plataforma Kickstarter.
Segundo disse ao Negócios Edmundo Nobre, um dos responsáveis da empresa, a maioria dos 472 apoiantes são particulares, como acontece na maior parte destas plataformas, referindo que a Kickstarter é a que "apresenta maior taxa de sucesso para o tipo de produto que nós temos".
Quanto à nacionalidade dos apoiantes, o público americano é o alvo preferencial da Kickstarter. No entanto, acrescenta o mesmo responsável, "acabamos por ter apoiantes um pouco de todo o mundo, com algum predominância de locais com forte influência do meio aquático (exemplo da Austrália, Nova Zelândia)" e "tivemos também bastante apoio do público nacional, talvez não tanto em valor, mas pelo menos em número de apoiantes".
A Azorean está a desenvolver o Ziphius, um drone que funciona em água doce e salgada controlado via wi-fi por uma aplicação que pode ser lida em tables, smartphones ou computadores. Segundo explica a Azorean, "a aplicação permite controlar os poderosos motores do drone aquático e a posição vertical da sua câmara, bem como assistir a vídeos em tempo real e jogar a jogos de Realidade Aumentada utilizando o feed [o que é transmitido] da câmara". O Ziphius pode ser utilizado para jogos mas também para monitorização ambiental.
O investimento agora considerado "é uma parte considerável dos fundos necessários para a conclusão do projecto, no entanto, contamos com outras formas de financiamento que complementam o investimento necessário". Recentemente foi aprovado um projecto de apoio à inovação que vai subsidiar alguns custos associados à prototipagem e pré-industrialização.
O Ziphius é o primeiro projecto que a Azorean quer lançar no mercado, em
Março de 2014, no entanto, existem na empresa, detida maioritariamente pela YDreams e com uma posição minoritária da Açoreano Finançor, outros projectos em evolução. Edmundo Nobre realça que alguns desses projectos seguem a linha do Ziphius, enquanto gadgets para o mercado massificado, mas há outros mais especializados e orientados para o mercado profissional ou para nichos muito específicos. O Ziphius já obteve alguns prémios internacionais.
Mas é com o Ziphius que a Azorean espera conseguir a alavancagem financeira para financiar os outros projectos.