Notícia
Cabovisão lança serviço telefónico de acesso directo
A Cabovisão, empresa de televisão por cabo, anunciou hoje que deu inicio à fase de pré-lançamento do serviço fixo de telefone. A ligação e apresentação aos clientes finais do serviço ocorrerá ainda...
O investimento nesta área previsto pela operadora de televisão por cabo para os próximos cinco anos, ronda os 324,2 milhões de euros (65 milhões de contos), adiantou o porta-voz da Cabovisão.
Numa primeira fase, o serviço de telefonia fixa «será disponibilizado na área residencial, estando previsto para o inicio do próximo ano o lançamento de novos serviços junto do segmento empresarial», adiantou a mesma fonte.
A «nossa proposta para o mercado empresarial vai incluir, não só serviços de telefonia fixa, como também acesso à Internet, transferência de ficheiros, entre outros serviços», acrescentou.
A Cabovisão recebeu uma licença para operar no serviço telefónico fixo de acesso directo, atribuída pelo Instituto de Comunicações de Portugal (ICP).
Numa primeira etapa, o serviço de telefonia fixa será disponibilizado somente na região de Palmela. Segundo declarações de Guy LaFlame em comunicado, presidente da canadiana Cable Satisfaction International Inc (CSII), detentora da Cabovisão, a tecnologia Cornerstone cedida pela Nortel NetWork, encontra-se agora em pleno funcionamento, permitindo a oferta integrada de serviços de telecomunicações (televisão por cabo, Internet e telefone) utilizando uma infra-estrutura única».
O número de subscritores de Internet da «Cabovisão ascende a 2.500 subscritores», adiantou José Carlos Soares.
A Cabovisão tem 70 mil clientes no serviço de televisão por cabo, com redes espalhadas na Margem Sul, Beja, Santiago do Cacém, Aveiro, Caldas da Rainha. A Cabovisão não tem nenhuma previsão para o número de clientes que irão aderir ao novo serviço de telefonia fixa oferecida pela Cabovisão, mas «o objectivo seria ter entre clientes de telefonia fixa, a totalidade dos assinantes Cabovisão» A Cabovisão aplicará «tarifas competitivas no mercado», sublinhou.
A CSII divulgou que a primeira fase de construção do anel nacional de fibra óptica se encontra concluída, interligando as cabeças de rede de Palmela, Santo André e Beja. O anel nacional de fibra óptica terá a extensão total de 261 Km e comportará três anéis -norte, centro, sul.
Cabovisão estuda três soluções de «set-top boxes»À Cabovisão interessa-lhe entrar na área de televisão digital, mas «estamos ainda em fase de estudo de três soluções diferentes de “set-top boxes”, com vista a escolher a mais utilizável na rede de Cabovisão», revela fonte da Cabovisão.
Nesta fase, «a nossa preocupação é desenvolver os serviços de telefonia fixa e, mais tarde, entraremos na televisão interactiva», concluiu a fonte.