Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Assistente de IA da Meta já está disponível em Portugal

O WhatsApp dos portugueses já tem um círculo azul no canto inferior direito. Esta é a indicação de que o Meta AI já está disponível para responder a questões dos utilizadores, depois de meio ano de espera.

A empresa de Mark Zuckerberg disponibiliza agora o seu assistente de IA em 41 países da Europa Bloomberg
24 de Março de 2025 às 11:59
  • ...

As redes sociais da Meta Platforms sofreram alterações este fim de semana, e tudo indica que é apenas o início. A Meta AI, assistente digital da empresa de Mark Zuckerberg, já começou a chegar aos smartphones portugueses, estando integrada no Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.

O lançamento em território nacional ocorre ao mesmo tempo que noutros 40 países europeus. O assistente de IA chega ao continente europeu depois de uma pausa forçada por conta de um pedido da comissão irlandesa de proteção de dados, que instruiu o adiamento da recolha de dados do Facebook e Instagram de cidadãos do bloco.

Em Portugal, o assistente inteligente existe ainda apenas em versão "beta", ou seja, está a ser testado num pequeno grupo de utilizadores - o que pode explicar que nem todos tenham já acesso a esta funcionalidade.

Para quem tem acesso, o Meta AI chega, nesta primeira fase, com a função de chat "em seis línguas europeias (inglês, francês, italiano, espanhol, português e alemão)". Ao chegar a Portugal, o assistente só tem capacidade de responder a perguntas do utilizador no WhatsApp, podendo ser utilizado dentro de conversas de grupo. No entanto, o objetivo é ir expandindo às restantes redes nas próximas semanas. Futuramente, a Meta quer que o assistente seja utilizado para procurar informação online, fazer sugestões de espaços para jantar ou ajudar a planear viagens.

Por causa das regras da União Europeia, a Meta AI não irá conseguir gerar ou editar imagens, nem responder a perguntas relacionadas com fotografias

A empresa admite continuar a trabalhar com as instâncias europeias para garantir que os cidadãos da Europa têm acesso às inovações de Inteligência Artificial que já se encontram disponíveis em outras partes do mundo. 

Este assistente de IA foi lançado nos Estados Unidos em setembro de 2023, fazendo o seu trajeto até à Índia em junho de 2024 e em outubro até ao Reino Unido. O lançamento na Europa estava marcado para o verão do ano passado, mas o sistema regulatório impediu-o.

Ver comentários
Saber mais Meta AI Instagram Facebook Mark Zuckerberg Inteligência artificial WhatsApp
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio