Notícia
As novidades da Apple: um altifalante inteligente e o iMac Pro "mais poderoso de sempre"
Tim Cook tomou esta segunda-feira o palco da conferência de programadores em San Jose e, além de software e ferramentas de programação, apresentou novos equipamentos e versões de equipamentos. Confira aqui as novidades.
No evento, que arrancou esta segunda-feira, 5 de Junho, e se prolonga até sexta, saltou à vista o HomePod, o altifalante inteligente que concorre com o Amazon Echo e com o Google Home. Basicamente, um dispositivo de som com que o utilizador pode interagir para controlar elementos de domótica (casa inteligente) e pedir informações sobre notícias ou condições do tempo, por exemplo. O dispositivo, disponível em duas cores, adapta a emissão do som às dimensões do espaço envolvente e tem um preço estimado de 349 dólares.
Outra das novidades físicas é o iMac Pro, computador de secretária com um display Retina melhorado e que suporta gráficos de realidade virtual. O novo iMac começa com um preço de 1.099 dólares e o MacBook Pro nos 1.299 dólares. O iMac Pro está disponível a partir de 4.999 dólares e começa a ser vendido em Dezembro e é considerado pela Apple como o mais poderoso jamais construído.
Há entre os equipamentos um novo membro da família iPad – com 10,5 polegadas, com uma câmara de 12 megapixeis. A versão de 64 GB começa a ser vendida na próxima semana e custa 649 dólares.
Ainda no campo do iPad - mas também do iPhone - o sistema operativo iOS 11 permite tocar e arrastar ficheiros e pastas para dentro de aplicações, além de organizar os ficheiros por tamanho ou data, como é possível fazer num computador de secretária ou num portátil. Quem desenvolve software tem ainda acesso a uma ferramenta que lhes permite criar aplicações de realidade aumentada. As melhorias no Siri permitirão facilitar a sincronização entre vários dispositivos
O Mac ganha um novo sistema operativo, denominado High Sierra. Entre as funcionalidades estão actualizações do browser Safari para melhorar a privacidade dos utilizadores, bem como a capacidade de ligação a capacetes de realidade virtual.
O Apple Watch também terá um novo sistema operativo. O watchOS 4 traz entre outras funcionalidades a possibilidade de interacção com máquinas de exercício físico.