Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apple compra start-up de inteligência artificial para analisar expressões faciais

A Apple comprou a start-up Emotient, que desenvolve software de reconhecimento de emoções com base nas expressões faciais. A tecnológica aventura-se na inteligência artificial para melhorar a investigação no ramo automóvel.

08 de Janeiro de 2016 às 10:40
  • ...

A empresa liderada por Tim Cook está a apostar na realidade aumentada e, para isso, adquiriu a Emotient. A start-up desenvolve software de inteligência artificial que reconhece emoções com base nas expressões faciais, escreve esta sexta-feira, 8 de Janeiro, o Financial Times.

 

O jornal britânico refere que este negócio da Apple tem como objectivo melhorar a investigação no sector automóvel. Já em Setembro tinham surgido notícias dos esforços da empresa para lançar no mercado um carro eléctrico até 2019.

 

A Apple confirmou a compra da Emotient esta quinta-feira, mas não revelou mais pormenores sobre o negócio nem os planos que tinha para a start-up californiana.

 

A Emotient, fundada em 2012, tem já patentes para testar tecnologia de inteligência artificial para analisar expressões faciais e descodificar emoções e sentimentos. Segundo o Financial Times, antes da aquisição da empresa por parte da Apple, o site da Emotient descrevia o seu trabalho como uma "recolha de faces" para criar "máquinas sensíveis às emoções".

 

"E se os seus aparelhos conseguissem ler as suas emoções e responder a elas?", sugeria um vídeo promocional da Emotient publicado há dois anos, exemplificando várias utilizações do sistema, como a organização de fotografias com base nas expressões faciais ou um automóvel a propor uma nova rota depois de detectar a frustração da condutora.

 

Segundo o Financial Times, a Emotient tem menos de 50 funcionários e conseguiu cerca de 8 milhões de dólares (7,35 milhões de euros) de investidores como a Intel Capital. Os clientes iniciais da empresa eram sobretudo comerciantes e publicitários que queriam perceber como é que os consumidores reagiam aos seus produtos.

 

Já este ano, Mark Zuckerberg, líder do Facebook, referiu que também ia apostar na inteligência artificial a nível pessoal, desafiando-se a construir um sistema de inteligência artificial para o ajudar em casa e no trabalho.

 

A realidade aumentada e a realidade virtual foram também dois dos grandes temas do Consumer Electronics Show, que se realizou esta semana em Las Vegas, Estados Unidos da América.

Emotient from Emotient on Vimeo.

Ver comentários
Saber mais Apple Tim Cook sector automóvel Emotient Facebook Mark Zuckerberg CES Las Vegas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio