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Amazon pede apoio às redes sociais para combater falsas avaliações de produtos
A gigante norte-americana de comércio eletrónico Amazon pediu esta quarta-feira colaboração às empresas de redes sociais para combater as falsas avaliações que abundam na Internet e que promovem ou afundam determinados produtos.
17 de Junho de 2021 às 07:44
A empresa liderada por Jeff Bezos apelou, embora sem citar diretamente, a plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube para que colaborem na luta contra as falsas avaliações, considerando esta "uma batalha de toda a indústria".
"Temos que trabalhar juntos para conseguir avançar mais rapidamente neste campo", destacou a gigante do comércio eletrónico numa nota publicada no seu blogue.
A contratação destas operações pode servir para desencadear críticas positivas e, assim promover determinado produto, mas também para inundar de comentários negativos e afundar produtos da concorrência.
A Amazon revelou que nos primeiros três meses do ano foram identificadas e denunciados nas redes sociais mais de mil grupos em que foram realizadas operações desta natureza, mais do triplo dos cerca de 300 grupos encontrados durante o mesmo período de 2020.
A empresa de Seattle, no Estado de Washington, criticou ainda que após a reclamação sobre este tipo de grupos nas redes sociais, o tempo levado para fechar os grupos é de cinco dias em média, algo que considera excessivo, embora há um ano fosse de 45 dias.
"Precisamos que as empresas de redes socais, cujos serviços estão a ser usados para criar avaliações falsas, invistam proativamente em sistemas de controlo de fraude e falsidade para trabalhar connosco e impedir estas atuações e fazer com que os consumidores se sintam mais seguros a comprar", salientou a Amazon.