Notícia
Lisbon Business Connections: A plataforma para atrair investimentos
É apresentada esta quinta-feira, o “Lisbon Business Connections”, uma rede de “conectores” e de parceiros que vão contribuir para o desenvolvimento de projectos “para reforçar a capacidade de atracção de Lisboa”.
Esta quinta-feira, 12 de Fevereiro, é apresentado em Lisboa o "Lisbon Business Connections"(LBC), uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Invest Lisboa, com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa e da AICEP. O LBC é, explica o comunicado enviado às redacções, "uma rede de ‘conectores’ [personalidades] e de parceiros de Lisboa que, através da participação em reuniões e eventos, e beneficiando da interligação a uma plataforma digital (…) contribuirão, através de ideias, contactos e desenvolvimento de projectos, para reforçar a capacidade de atracção de Lisboa".
Esta plataforma (lisbonconnections.pt) visa assim atrair empresas, investimentos e gerar novos postos de trabalho. José Galamba de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Accenture Portugal, Anabela Possidónio, directora executiva do "The Lisbon MBA", Francisco Fonseca, vice-presidente da ANJE e CEO da AnubisNetworks (empresa que desenvolve soluções de cibersegurança) e Diogo Ivo Cruz, consultor da Invest Lisboa, são alguns dos nomes que integram a lista de "conectores", presente neste site.
"Lisboa, região empreendedora europeia 2015"
Na semana passada foi apresentado o programa "Lisboa, região empreendedora europeia 2015". Isto depois de, no Verão de 2014, Lisboa ter recebido o prémio "Cidade Empreendedora Europeia 2015", atribuído pelo Comité das Regiões da União Europeia.
Na altura, ao Negócios Graça Fonseca, vereadora da Câmara de Lisboa, apontava que o galardão era "particularmente importante para projectar, com maior destaque e relevância, a posição de Lisboa num panorama global altamente competitivo, no qual, cada vez mais, são as cidades e as regiões que disputam entre si talentos, investimentos e empresas para os seus territórios".
Entretanto, na página da internet desta iniciativa (lisboastartupcity.pt) está já disponível o calendário de algumas actividades que vão decorrer durante este ano.
Em Lisboa há vários espaços de incubação e de aceleração para start-ups. E, de acordo com declarações à Lusa de Graça Fonseca, vereadora da Câmara de Lisboa, vão surgir "um novo espaço de incubação mais dedicado às áreas criativas" na Mouraria, Lisboa.