Notícia
Empresas que queiram ser elegíveis para Programa Semente já podem concorrer
O governo lançou o Programa Semente, que permite que os investidores em start-ups recebam benefícios fiscais no início de 2017. As empresas que queiram ser elegíveis no âmbito desse programa já podem apresentar a sua candidatura.
As empresas que queiram ser elegíveis para o Programa Semente, que concede benefícios fiscais aos investidores (que investiam montantes entre os 10 mil e 100 mil euros) já podem candidatar-se.
"Os benefícios fiscais atribuídos a quem investir na fase de arranque das empresas – tipicamente amigos e familiares dos fundadores – podem ir até 40% da colecta anual de IRS e até 75% do montante investido, nos três anos sucessivos ao investimento", refere o comunicado da Startup Portugal.
Para serem elegíveis, as empresas têm de ter menos de cinco anos, têm de ser inovadoras e com elevado potencial de crescimento, certificadas pelo IAPMEI como PME e certificadas pela Rede Nacional de Incubadoras como Startup Semente.
As empresas podem candidatar-se até 31 de Janeiro de 2018, para investimentos realizados de 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2017.
Durante a cerimónia de comemoração do primeiro aniversário do Startup Portugal foi também anunciada a abertura de candidaturas à segunda fase do Vale de Incubação, um apoio pode ir até cinco mil euros e destina-se a empresas em fase de arranque.
O líder da Startup Portugal, Simon Schaefer, revelou ainda que esta entidade se prepara para abrir dois escritórios: um em Lisboa, outro no Porto. A Startup Portugal espera contratar mais 10 pessoas até ao final de 2018.