Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estudar "Os Maias". Como? Jogando ao "Quem quer ser milionário"

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram jogos com um conceito semelhante ao programa "Quem quer ser milionário" para que possam ser usados nas salas de aula.

Direitos Reservados
15 de Fevereiro de 2016 às 11:50
  • ...

Estudar "Os Maias" pode adquirir uma forma um pouco diferente. Uma equipa de investigadores multidisciplinares da Universidade de Coimbra associou-se a um programador e a um grupo de designers para desenvolver um jogo sobre esta obra, que tem um conceito semelhante ao do programa televisivo "Quem quer ser milionário", com 448 questões de escolha múltipla, divididas por vários níveis, e que pode ser usado nas salas de aulas a partir de dispositivos móveis.

Mas há mais jogos que visam ajudar na apredizagem de várias matérias. O comunicado da Universidade de Coimbra enviado às redacções, explica que foram criados um total de quatro jogos: "1910"; "Tempoly"; "Os Maias. Becoming an expert!"; e, por fim, "Konnecting. O Homem, ser comunicante".

Estes jogos são indicados para diferentes níveis de ensino e foram já testados em escolas do norte e centro de Portugal. Se o jogo relativo à obra de Eça de Queiroz é indicado para alunos do 11º ano, o "1910" tem como destinatários alunos entre o 6º e o 9º ano de escolaridade. Trata-se de "um jogo de aventura, onde o jogador é convidado a auxiliar um jornalista enquanto se desenrolam vários episódios que levaram à Implantação da República em Portugal".

O "Tempoly" pode ser usado por alunos do 7º ao 12ª ano e é uma espécie de puzzle. O jogador tem que resolver vários quebra-cabeças, sendo que, o grau de dificuldade destes vai aumentando.

O "Konnecting. O Homem, ser comunicante" é um jogo para alunos de Licenciatura em Ciências da Educação. Este jogo mostra "a evolução da comunicação humana desde a Pré-História até aos nossos dias (selfie stick)". "Um extraterrestre - Komuniket - é incumbido de reportar o modo como os seres terrestres comunicam", acrescenta o comunicado.

Ana Amélia Carvalho, coordenadora do estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), diz, em comunicado, que os alunos e professores que já testaram os jogos têm tido uma reacção "muito positiva". O objectivo é "rentabilizar os dispositivos mais populares entre as gerações mais novas - os smartphones e os tablets - para implementar uma aprendizagem muito mais aliciante e interactiva", apontou ainda.

Estes jogos estão disponíveis apenas para o sistema operativo Android e vão ser lançados oficialmente a 7 de Maio, durante o 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning.

Ver comentários
Saber mais Os Maias Universidade Coimbra Jogos 1910 Tempoly; Os Maias. Becoming an expert!; Os Maias. Becoming an expert!; e por fim Konnecting. O Homem ser comunicante.
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio