Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Your Office - No princípio era a contabilidade

No início, eram apenas três jovens que prestavam serviços de contabilidade e fiscalidade. Hoje, são 33 colaboradores e uma carteira de mil clientes.

Your Office - No princípio era a contabilidade
30 de Agosto de 2012 às 11:06
  • ...
Sara Castro queria marcar a diferença no mundo da contabilidade e da fiscalidade e decidiu lançar-se sozinha na área. O objectivo inicial passava por prestar serviços de contabilidade, mas os planos não ficavam por aqui. Queria prestar um serviço em que o cliente sentisse "que nós éramos o escritório dele", explica Sara Castro. Foi assim que surgiu o Your Office, um negócio ao qual se juntaram, posteriormente, duas colegas da multinacional KPMG, onde adquiriram experiência e conhecimentos, percebendo que este poderia ser um negócio viável.

O Your Office acabou por nascer em 2006 e as três responsáveis tiveram consciência de que poderiam ir mais longe. "À medida que o negócio foi crescendo, fomo-nos apercebendo das necessidades dos nossos clientes, porque o nosso perfil é o de estar muito perto do negócio do cliente, entendê-lo, conseguir dar opiniões", explica Sara Castro. Os clientes começaram a pedir referências de empresas que trabalhassem em áreas de que precisavam ou que lhes sugerissem dar respostas para as necessidades que iam para além da contabilidade. O desafio foi aceite e sob a marca "your" começaram a nascer outras áreas. Todas as áreas acabaram por ser, directa ou indirectamente, sugeridas por clientes que indagavam: "porque é que vocês não têm isto?".

A partir do Your Office, nasceu o Your Time, que se dedica aos serviços administrativos, "porque as empresas às vezes não precisam de ter pessoas a tempo inteiro e preferem contratar em 'outsourcing' um regime de facturação ou serviço de secretariado", refere Sara Castro. Depois, foi a vez do Your Support, que opera na área informática e de apoio às redes, e do Your Consulting, que oferece serviços de consultoria de gestão direccionados para empresas de maior dimensão.

Outra área de negócios a surgir foi a Your Insurance, na área dos seguros, e mais recentemente surgiu a marca Your Brand, que desenvolve projectos de "design" e comunicação, e a Your People, que actua na área de recursos humanos.

Dar um passo de cada vez
O negócio começou com um investimento de 20 mil euros, para o qual não foi preciso recorrer a empréstimos ou subsídios. "O investimento foi mais o nosso trabalho, do que propriamente monetário", conta Sara Castro, explicando que durante algum tempo as fundadoras tiveram de abdicar de receber ordenados. O apoio da família foi importante no início. Em seis anos, o número de clientes passou de quatro para mil e a facturação subiu de 110 mil euros em 2007 para 1,2 milhões no ano passado.

"Não temos propostas por tabela, temos propostas feitas à medida, vamos adaptando sempre as nossas avenças à fase que o cliente está a passar", afirma Sara Castro. A gestora afirma o caminho não foi fácil. "Eramos muito novas e, à partida, estamos a falar de dinheiro e as pessoas têm algum receio em entregar a sua vida e os seus números, na mão de umas miúdas", começa por explicar Sara Castro, na altura com 26 anos, referindo-se ao facto de as fundadoras serem três mulheres na casa dos 20 quando o projecto arrancou.

No ano passado, as três empreendedoras, Sara Castro, Filipa Xavier de Basto e Ricarda Fernandes, foram consideradas "Empresa Gazela" pela revista "Exame", após um cliente as ter referenciado. O prémio em causa distingue empresas com menos de 10 anos e em crescimento, segundo explica a revista Exame.






Aposta na internacionalização

O cenário actual é de crise, mas não para o grupo Your que encara o actual contexto como uma oportunidade, uma vez que "numa era de contenção de custos o 'outsourcing' acaba por ser o caminho mais eficiente", explica Sara Castro. A empresa está já a traçar os planos da internacionalização. A primeira paragem será São Paulo, Brasil, "mais uma vez atrás das necessidades do cliente" porque "se o cliente sentir que é importante acompanharmos o crescimento dele, então vamos". A rede de clientes do grupo é, sobretudo, composta por pequenas e médias empresas de diversas áreas.






Bilhete de identidade

Empresa Grupo Your
Início da actividade 2006
Número de colaboradores 33
Número clientes Cerca de mil
Facturação 2011 1,2 milhões de euros
Sede Lisboa


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio