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Key4Kids - Porque não brincar nas aulas?
Isabel Flores começou, "por graça", a ensinar inglês no colégio da filha. Foi assim que criou uma marca sob o slogan "Crianças que brincam e lêem em inglês". A Key4Kids vende às escolas, do básico, um novo modelo de ensino desta...
Isabel Flores começou, "por graça", a ensinar inglês no colégio da filha. Foi assim que criou uma marca sob o slogan "Crianças que brincam e lêem em inglês". A Key4Kids vende às escolas, do básico, um novo modelo de ensino desta língua.
Um percurso profissional "um pouco atípico" e até mesmo "errante" é como Isabel Flores define o seu. Recém licenciada em Economia pela UNL, corria o ano de 1991, entra de 'rajada' na Procter & Gamble Portugal. Não terá sido apaixonante e um ano e meio depois rumou a Inglaterra onde passaria cinco anos da sua vida. Em terras de Sua Majestade fez um pouco de tudo: estudou, tirou um mestrado em Negócio; ensinou, português para estrangeiros; traduziu, de português para inglês e vice-versa; até trabalhou em bares.
Foi nesta experiência de ensinar miúdos que descobriu um método novo de captar a atenção das crianças e de estimulá-las a aprender Inglês. "As minhas aulas são muito dinâmicas e os meus pequenos alunos aprendem com entusiasmo", conta. Nunca mais parou. E por isso acabou por desenvolver muitos materiais para uso próprio, acabando por lançar-se também por sua conta e risco. Ajudou-a bastante conhecer a oferta internacional e, naturalmente, perceber com clareza as dificuldades dos novos professores de Inglês que, no básico, estão "perdidos na forma como ensinar". Desta consciência ao conceito Key4Kids foi um instante.
Distribuidora de grandes editoras
Sob o slogan "Crianças que brincam e lêem em inglês" aparece no mercado, em finais de 2008, esta empresa, que na sequência do alargamento do Inglês ao 1º ciclo, foi concebida para dinamizar o ensino.
"Parti da premissa que se a oferta de materiais fosse melhor seria mais fácil ensinar e aprender", relembra. A Key4Kids é hoje distribuidora das grandes casas editoriais do Reino Unido e dos EUA sendo que a sua mais valia reside na capacidade de seleccionar e recomendar materiais adequados aos diversos níveis de aprendizagem e faixas etárias. "Trabalhamos com livros, actividades de arte e jogos - as três vertentes que, no meu entender, estimulam as crianças a querer aprender mais", explica a empreendedora acrescentando que "não existe em Portugal nenhuma outra empresa a trabalhar no mesmo modelo - proximidade com as escolas e famílias, selecção cuidada e recomendação personificada." A empresa tem vindo a desenvolver programas, como Ateliers de Língua e Arte, Clubes de Leitura, organização de Feiras do Livro em escolas, entre outras actividades desenhadas para trazer entusiasmo à aprendizagem (ver caixa).
Dificuldades sentidas
Da mesma forma com que Isabel afirma que "fechar uma empresa não é um drama" - recordando que a sua primeira empresa, Paleta de Leitura, acabaria, passados cinco anos, por encerrar -, a empreendedora diz que, agora, é o financiamento que a preocupa. É verdade que, de início, o apoio financeiro não foi um bicho de sete cabeças.
Através do programa Finicia II a empresa foi apoiada com 45 mil euros, para um investimento de 60 mil em que o restante foi capital próprio. Mas não é menos verdade que "tem sido muito complicado angariar novos fundos para podermos acelerar o crescimento." Ainda maiores são os receios de uma quebra generalizada no consumo e da desvalorização do euro que tem um impacto no negócio fazendo subir os preços dos produtos que comercializa. No entanto, acredita que "em alturas de dificuldade as pessoas pensam mais no futuro dos filhos e em como os equipar para enfrentarem dificuldades."
Não será uma missão à Rambo, mas Isabel acredita que sua é uma missão importante: "ajudar a fazer de Portugal um país mais culto e mais divertido." Para isso em 2010 vai andar por aí a levar a mais escolas a sua oferta, uma maratona para a qual está bem preparada. É que não só tem "background" empresarial como é, há muito, praticante de atletismo amador, precisamente corrida de médio curso.
Bilhete de Identidade
Nome Key4Kids
Actividade Organização de actividades para melhorar o ensino da língua Inglesa nas escolas, comercialização diverso material pedagógico em colaboração com grandes marcas editoriais.
Facturação 2009/2010 (previsão) 70.000€ / 100.000€
Fornecedores Scholastic International, Usborne, Klutze e Chiken Socks
Site www.key4kids.pt
Colégios internacionais são clientes
No retalho a Key4Kids trabalha com a Bertrand, Bulhosa, FNAC e El Corte Inglês sendo os seus clientes, as escolas onde realiza eventos, sobretudo, colégios e escolas Internacionais. St. Julian's School (Carcavelos), St Dominic's School (S. Domingos de Rana), Carlucci American School (Linhó), St John's School (Cascais), são alguns.
Mas há também escolas portuguesas a apostar neste aprender brincando: Escola Secundária Quinta do Marquês, Colégio o Parque, Colégio Quinta da Fonte, Colégio Padre António Vieira, Maristas de Lisboa.
A montante desta lista um enorme número de contactos e de horas de trabalho.
Exactamente porque a procura de novos canais de distribuição é exigente, Isabel Flores trabalha a tempo inteiro na sua empresa, recorrendo à subcontratação para eventos e com o apoio de uma consultora comercial e de negócio.