O negócio de Maria Luísa Gonçalves, de 51 anos, começou há 10 anos atrás, quando regressada de
França, abriu a sua primeira loja, uma sapataria no Cacém. Hoje tem três lojas e está prestes a abrir mais duas, contando com uma equipa de 15 pessoas.
Sempre que tem disponibilidade, investe em formação, tendo frequentado acções em diferentes áreas, mas só no Verão passado decidiu aprender mais sobre os benefícios das tecnologias aplicadas ao negócio, inscrevendo-se no programa MAP, no Centro Empresarial de Sintra.
Do curso trouxe competências para melhorar a gestão do seu negócio. "A maioria dos pequenos empresários portugueses da minha geração não tem formação na área das tecnologias, mas com o tipo de responsabilidades que temos, não devemos deixar de actualizar-nos. Penso que, por vezes, não damos o devido valor a investir em nós próprios. Mesmo tendo as coisas à mão não as aproveitamos".
De qualquer modo, Maria Luísa Gonçalves considera que também é capaz de faltar alguma divulgação das iniciativas disponíveis. "Devia haver mais publicidade por parte das associações empresariais para promover este tipo de oferta".