Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ideias com garra

Há de tudo um pouco: sustentabilidade, redes sociais ou aplicações móveis. Conheça os futuros empresários da Beta-i.

07 de Julho de 2011 às 10:29
  • ...
Têm vários projectos, em áreas diferentes, mas nenhum deixa de sublinhar a importância de tudo o que aprenderam no Beta-Start. Agora, é só pôr as ideias a andar.


Nome Rita Ramos, Fábio Correia, Pedro Fernandes, Lara Azevedo, Temo Ferreira e Daniel Marçal
Idade entre 22 e 37 anos
Cargo participantes do Beta-Start com projectos em curso



Seis jovens entre os 22 e os 37 anos sentam-se à volta de uma das mesas brancas da associação. Rita Ramos participou no Beta-Start porque queria comercializar produtos sustentáveis, com design inovador, "que surpreendam e cativem o consumidor." "Já tinha tido a experiência de desenvolver um projecto meu e deparei com inúmeras dificuldades, por estar sozinha. Partilhar estas ideias com pessoas que têm um "bakground" diferente, outra perspectiva, ajuda a resolvermos os problemas mais rápida e eficazmente."

Fábio Correia quer criar soluções de informática para o sector equino em Portugal. A ideia nasceu das necessidades que foi tendo nos estágios da licenciatura em Medicina Veterinária. Tinha necessidade de organizar a informação, a comunicação com os clientes, a história e investigação da clínica, facturação, entre outros. No mercado, não existia nenhuma solução. "Já andava a pensar no que é que poderia fazer fora do habitual. Decidi apostar em algo que pudesse ser útil." Com o plano de negócios quase concluído, conta entrar no mercado em Outubro.

O Black Cat Gaming é o projecto de Pedro Fernandes e Pedro Lopes. Consiste na produção de jogos para redes sociais, sobretudo, para o Facebook. A participação no Beta-Start era a oportunidade que esperavam para acelerar e consolidar a ideia que já tinha nascido há cerca de um ano. Estudaram o mercado, participaram no programa da Beta-i e focaram-se nos pontos-chave: perceber exactamente o que é importante para atingirem os seus objectivos. "Temos o plano de negócios quase no fim, um dos jogos conceptualizado e outro já está em protótipo para arrancar. Só precisamos do investimento." Desde os 24 anos que Pedro Fernandes participa em concursos de ideias. Sempre foi um empreendedor.

A ideia de Lara Azevedo e Gonçalo Machado pretende simplificar a "dinâmica de algumas interacções entre as pessoas de diversos grupos" do Facebook. O aplicativo informático nasceu pouco antes da segunda edição do Beta-Start. Estava ainda muito "verde". "Ajudou-nos a ter mais ideias, pusemos as coisas em perspectiva e falámos com pessoas que têm uma experiência ainda mais forte na área dos aplicativos "web". Durante um mês fizemos um trabalho de um ano", comenta Lara Azevedo. Ter um negócio seu sempre foi um objectivo de vida. "Se não for este, será outro."

Telmo Ferreira, Daniel Marçal e Mário Fernandes querem implementar uma nova forma de interacção no mundo real através de um aplicativo móvel, disponível também para redes sociais. São colegas de um mestrado em Gestão e ouviram falar do programa de aceleração de "startups" numa conferência. "Temos o projecto pronto para utilizar no início de 2012", diz Telmo Ferreira. No auge dos seus 22 e 24 anos, estes dois promotores pouco têm de experiência profissional. "É nesta altura que temos de pensar em lançar novas ideias ao mercado. No nosso país, já houve empreendedores que desenvolveram ideias semelhantes, lutaram, conseguiram avançar com os seus projectos e hoje são um caso de sucesso em várias áreas. Por isso, porque não nesta altura, porque não criar agora um ponto de partida para nos lançarmos?" conclui Daniel Marçal.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio