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Houve vida antes do Big Brother

Ainda o Big Brother era só uma coisa dos livros do George Orwell, já a Teresa Guilherme andava a mudar vidas. Como a de Rui Ribeiro, homem que começou a ganhar a vida na rádio e que hoje é patrão de si mesmo numa empresa de consultoria - a QSP. E fica o...

Houve vida antes do Big Brother
11 de Março de 2010 às 11:35
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Antes de ter contribuído para a ribalta dos Marcos e Zé Marias, Teresa Guilherme andava a tomar chá num programa televisivo da década de 90. E foi por via desse mesmo programa televisivo que a vida de Rui Ribeiro deu uma volta. Ele, que era homem da rádio, é hoje patrão de si mesmo na QSP - Consultoria de Marketing


Ainda o Big Brother era só uma coisa dos livros do George Orwell, já a Teresa Guilherme andava a mudar vidas. Como a de Rui Ribeiro, homem que começou a ganhar a vida na rádio e que hoje é patrão de si mesmo numa empresa de consultoria - a QSP. E fica o aviso: vai haver nomes conhecidos nesta história (Teresa Guilherme foi só o primeiro).

Houve por aí um programa televisivo, que data dos anos 90, que ia pelo nome "Chá das Cinco". Um dia, Teresa Guilherme, anfitriã do "show" e na altura com uma poupa impressionante, decidiu convidar homens da rádio para uma das emissões. Entre eles, encontrava-se Rui Ribeiro, hoje com 41 anos e na altura director geral adjunto da Rádio Nova Era (cargo que ocupou entre 1989 e 1992). Emídio Rangel, homem que já foi o senhor TSF, também fez parte do leque de convidados.

Enquanto os protagonistas aguardavam pelo arranque do programa de Teresa Guilherme, fez-se conversa. Na troca de ideias, Rui Ribeiro, figura principal deste texto, fez uma proposta de parceria a Emídio Rangel. Entretanto, o programa de Teresa Guilherme vai para o ar, mas o essencial já tinha acontecido: Rui Ribeiro e Emídio Rangel começam a falar com frequência depois desse chá das cinco.

O resultado essencial desse encontro televisivo veio mais tarde. "A certa altura, a pessoa que estava aqui no Porto na TSF foi para Lisboa e Emídio Rangel convidou-me para assumir o cargo de director de publicidade e 'marketing'", relembra Rui Ribeiro. Sim, acaba de ser lançado mais um dado nesta história: Rui Ribeiro é um homem do Norte.

Da batalha TSF à aventura com Pais do Amaral
Era tempo de viver o sonho. Rui Ribeiro aceitou o desafio de ir para a TSF, andava-se por 1992. Afinal, tratava-se de um projecto de vida e há coisas que não se recusam, por mais arriscadas que sejam.

"Era uma missão quase impossível, porque a Rádio Nova era líder de mercado e tinha uma percentagem 10 vezes maior que a TSF. Mas eu gostava tanto da TSF que abdiquei das regalias que tinha, que eram bastantes, em função do meu gosto pessoal. Ao fim de três anos, vencemos. A TSF venceu aqui no Porto e eu tive a felicidade de fazer parte deste projecto", recorda Rui Ribeiro.

A telefonia sem fios que é referência informativa na rádio foi o palco de Rui Ribeiro ao longo de cinco anos. Até que um dia veio mais gente conhecida.

"A certa altura, Luís Montez foi para a Rádio Comercial, a convite de Pais do Amaral. Acabei por ser convidado, juntamente com mais um colega, para uma conversa com Pais do Amaral", conta Rui Ribeiro. A conversa foi bem. "Gostei bastante do projecto apresentado e senti-me tentado a mudar. Estava muito indeciso e o projecto era tão bom e envolvia erguer um projecto multimédia. Eu não resisti e mudei."

O que faz um ano sabático
A experiência na Media Capital, iniciada em 1998, replicou as vivências anteriores. "As coisas correram muito bem", sublinha Rui Ribeiro. "A certa altura, era o director comercial, aqui no Norte, de cerca de 30 e tal marcas. Não era viável e passei a director geral, tendo depois criado equipas para cada área de negócio", precisa.

Cinco anos após o início da aventura no universo de Pais do Amaral, Rui Ribeiro saiu. Tirou um ano sabático, fez um MBA na Escola de Gestão do Porto e apaixonou-se pelo "marketing". E foi então que decidiu ser patrão de si mesmo.

"Percebi que, em Portugal, muitas coisas que estavam a ser feitas na área do 'marketing' não tinham qualquer estratégia", conta. Era o início da QSP - Consultoria de Marketing e está tudo contado no texto aqui à direita. É que isto de contar o percurso de um empreendedor tem o seu quê de Big Brother.



Perfil



Nome: QSP - Consultoria de Marketing
Ano de fundação: 2004
Sede: Porto
Sector: consultoria de "marketing"
Número de colaboradores: 5 efectivos + carteira de consultores
Facturação: não revela
Países onde está presente: Portugal



Consultores que aprenderam a fazer conferências



Homem feito na comunicação social, Rui Ribeiro entregou-se aos encantos do "marketing" por via de um MBA. A experiência na Escola de Gestão do Porto fê-lo ver como erguer um negócio nesta área.

Nesse sentido, estudou o mercado lá fora, tentou perceber o que faltava cá dentro e foi ouvir empresários - incluindo Pais do Amaral, com quem tinha trabalhado na Media Capital. Em 2004, e após um percurso em que a rádio foi quase tudo, Rui Ribeiro abriu uma empresa especializada na consultoria de "marketing" - a QSP.

"Encarei este desafio como uma oportunidade para ajudar os directores de 'marketing' e as PME a construírem as suas estratégias. Temos produtos e serviços também para grandes empresas", diz Rui Ribeiro. "O nosso portfolio vai desde um plano de 'marketing', até estudos de mercado, barómetros, estudos de marca, de posicionamento, de segmentação, entre outros."

Ao longo destes seis anos de actividade, um dos passos mais marcantes surgiu em 2007. Então, a empresa decidiu organizar uma conferência com especialistas de "marketing" e "case studies". A experiência correu tão bem que a conferência passou a ser realizada anualmente. Hoje, realiza-se mais uma edição, que decorre na Exponor, no Porto.




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