Projecto Fotonature
Ano de criação 2007
Formadores 3
Formadores em 'workshop' Um formador por cada seis formandos
Actividades mais requisitadas Fotografia de viagem (Lisboa), Fotografia de paisagem natural nocturna (Parque Natural Sintra-Cascais), Fotografia de paisagem natural (Serra de Aire e Serra da Estrela)
Preços médios 50 euros ('workshop' de um dia); 95 euros ('workshop' de dois dias)
Número de participantes em 2011 (até Agosto) 94 em nove 'workshops' públicos; média de 10 participantes em quatro 'workshops' empresas/entidades públicas
Site www.foto-nature.com
A Fotonature nasceu há quatro anos, quando Nuno Luís e Pedro Bento começaram a partilhar os seus conhecimentos de fotografia e dos melhores locais para a praticar. Apaixonados pela fotografia e também pela natureza, decidiram aliar, partilhar e rendibilizar estas duas paixões. Os primeiros palcos foram os vários parques naturais do país e, desde o início, a familiaridade que tinham com o meio ambiente ajudou a fazer vingar a ideia dos 'workshops'.
"[Os formadores] conseguem alertar-nos para a necessidade de ter cuidados especiais nos locais onde estamos a fotografar e conhecem (…) os locais mais mágicos para fotografar", diz Nuno Ribeiro, um dos participantes em 'workshops' da Fotonature.
Luís Afonso foi a mais recente aquisição da equipa da Fotonature e com este novo formador surgiram novas ideias: além da natureza, nasceram os 'workshops' de viagem, de rua e de cidade à noite. Os novos workshops "estão sempre cheios", diz Luís Afonso. Além de apresentar um calendário público, com 'workshops' que incluem paisagem de natureza, paisagem urbana nocturna, fotografia de viagem e fotografia de rua, a Fotonature também organiza qualquer um destes workshops para empresas.
A Caça ao Tesouro, uma iniciativa de 'team building', é um exemplo de uma actividade na qual os participantes aliam a cultura ao comportamento organizacional, sem esquecer a fotografia.
Em qualquer das modalidades, um dos trunfos deste projecto é a entrega dos formadores que prometem partilhar os segredos que sabem com os formandos. "Há muitas pessoas a repetir os 'workshops', porque gostam dos sítios e da maneira de estar dos formadores com eles", explica Luís Afonso.
Com preços que podem variar entre 50 euros (para 'workshops' de um dia, na cidade) e 95 euros (em eventos de dois dias em natureza), os participantes só precisam de ter uma máquina fotográfica e gostar de fotografia.