Notícia
De mãos dadas com a mente
Pedro Almeida quis saber se a BioServiços era uma ideia com potencial para as entidades empresariais. Depois do "Ousar", já não restam dúvidas.
16 de Setembro de 2010 às 15:54
"No primeiro caso, trata-se do que designamos por 'market research' multi-modal, em que se utilizam recursos tecnológicos relacionados com a activação fisiológica ou comportamentais para proceder à pré-testagem de conceitos a utilizar em campanhas de marketing ou de comunicação", explica Pedro Almeida, 28 anos, doutorado em Psicologia, na área das neurociências cognitivas.
A ideia surgiu de uma forma "natural", dada a formação dos membros da equipa Bruno Ribeiro tinha sido colega de Pedro na licenciatura em Psicologia, área de Psicologia Social da Economia e da Política. Pedro Chaves era bolseiro no laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Porto, onde Pedro é investigador e docente.
A BioServiços aborda dois campos distintos de aplicação dos mesmos recursos tecnológicos: estudos de mercado e intervenções clínicas. Projecto BioServiços Área de actividade Bio-tecnologia |
O Desafio Ousar surgiu pela internet. Queriam estruturar a ideia e aproveitaram a candidatura para desenvolverem um plano de negócio. "Tínhamos alguma curiosidade em perceber se esta era uma ideia que poderia ter algum potencial aos olhos das entidades empresariais e o concurso poderia dar-nos esse feedback." E teve.
O BioServiços foi um dos projectos mais pontuados. "Trata-se de uma ideia que, não sendo inteiramente nova, aborda dois campos distintos de aplicação dos mesmos recursos tecnológicos, para preencher áreas de mercado que estão claramente deficitárias", diz.
A ideia avançaria de qualquer modo, mas a participação no concurso forçou a equipa a clarificar alguns aspectos estruturais da ideia. "A posição em que ficámos deu-nos força motivacional para arrancar e o serviço de consultoria de que vamos beneficiar vai ajudar muito nos primeiros passos da empresa." Pedro só lamenta que o apoio do programa seja dado apenas após a constituição da empresa, visto lidarem com vários aspectos burocráticos aquando da sua formação.