Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Creating Entrepreneurial Opportunities - Um clube de combate

Mais fãs, mais eventos e mais ideias de negócio. O CEO, um clube de jovens estudantes, quer ser sinónimo de confiança e de credibilidade no empreendedorismo português. A corrida já começou.

Creating Entrepreneurial Opportunities - Um clube de combate
17 de Março de 2011 às 10:59
  • ...
João Vilar, 26 anos, e Tiago Rodrigues, 22, conheceram-se no mestrado de Gestão da Universidade Nova de Lisboa. Foi na cadeira de Empreendedorismo que resolveram avançar com um clube de empreendedores.

Amigo traz amigo. E os amigos trouxeram amigos demais. De todos aqueles que tentaram juntar-se ao CEO - Creating Entrepreneurial Opportunities, ficaram 12 membros. "Queremos ajudar as pessoas a lançarem os seus negócios", explica Tiago Rodrigues. O processo divide-se em três fases: criar mais fãs de empreendedorismo, através de eventos, identificar quem quer efectivamente empreender e ajudar os verdadeiros empreendedores a criarem as suas "startups".

O clube divide-se em duas partes: CEO Venture e CEO Social. A vertente social funciona com uma equipa própria e é nessa que precisam de mais voluntários. As características dos projectos são diferentes, bem como as parcerias, mas a primeira tentará ajudar sempre a segunda, nem que seja através do financiamento.

Nesta área, já têm um projecto em andamento, em parceria com a Junta de Freguesia de Campolide, em Lisboa. Objectivo: melhorar os cuidados médicos básicos da população idosa, como fazer análises, medir o nível de glicemia ou mudar pensos. Querem encontrar um espaço e fazer parcerias com as universidades de Medicina e as escolas de Enfermagem, para que se inclua este trabalho na formação dos estudantes.

O Ignite foi o palco da estreia do clube. A casa esteve cheia: cerca de 510 pessoas assistiram ao evento. O objectivo é que o seu logótipo seja um sinónimo de confiança e de credibilidade. "Damos tudo para termos o melhor evento e queremos que as pessoas saibam que quando o CEO entra é para marcá-las."

No primeiro ano, querem ajudar a lançar uma ou duas "startups". Por enquanto, lançam um incentivo aos jovens: oferecem um pacote d'A Vida é Bela à melhor ideia que lhes for apresentada. Querem recolher o maior número de ideias possível, seleccionar as melhores e verificar quem está por trás do projecto. "Isso é a parte mais importante. Se os próprios criadores não estiverem dispostos a avançar, então não somos nós que o vamos fazer. E fácil ver onde está a motivação, basta testar a coisa durante um mês", diz João Villar.

Além disso, vão ter "olheiros" nas aulas que estão ligadas ao empreendedorismo, atentos às melhores ideias, e tentar desenvolver os seus próprios projectos. Em breve, vão testar a ideia de um membro do clube: uma plataforma de "crowd financing" (captação de recursos via multidões).

Os jovens empreendedores não querem que o CEO se resuma à Universidade Nova de Lisboa. O clube já teve propostas da Universidade Católica e do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa para fazer um "franchising" do conceito. Mais: estão a tentar estabelecer parcerias académicas, com marcas e estratégicas, como patrocínios, capital, comunicação, entre outras. Já têm algumas empresas interessadas, mas não avançam com nomes. "Tivemos uma proposta para gerir uma incubadora, onde podemos colocar as nossas 'startups' e sermos responsáveis pela sua gestão", adianta Tiago Rodrigues.

O clube de empreendedorismo quer estar associado a tudo o que se relaciona com o tema, seja como organizadores ou patrocinadores. E anda à procura de voluntários que se queiram juntar à equipa.



Bilhete de Identidade



Nome CEO - Creating Entrepreneurial Opportunities
Membros João Villar, Tiago Rodrigues, Alexandre Rocha, António Antunes, Carlos Pires, Duarte Mourão, Filipe Vitória, Francisco Pessoa, Marta Paiva, Miguel Caetano, Pedro Pimentel e Sara Moreno.
Objectivos Criar mais fãs do empreendedorismo, identificar os verdadeiros empreendedores e ajudar a lançar "startups".
Contacto clubceos@gmail.com




O que é o Ignite?



O Ignite Portugal é um conjunto de eventos que gira em torno de apresentações de cinco minutos sobre inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia. Os promotores têm cinco minutos para apresentarem 20 "slides", que rodam automaticamente de 15 em 15 segundos. Objectivo: partilha de ideias junto da juventude e descoberta de talentos desconhecidos. Antes do evento que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL), cerca de mil pessoas estiveram presentes nas edições do Porto, Coimbra e da Universidade Lusófona, de Lisboa, com cerca de 50 inspiradores a partilharem as suas ideias. No Ignite Portugal Campus @ FEUNL, estiveram presentes 16 oradores. A ideia é original de Seattle e data de 2006. Brady Forrest e Bre Pettis são os promotores do conceito O clube de empreendedorismo CEO, co-organizador do evento, aproveitou a ocasião para se apresentar publicamente.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio