Notícia
Como ligar uma multinacional
Para uma consultora que compete no mercado internacional, a forma como se cria, partilha e gere o conhecimento é fundamental. Foi por isso que a Accenture criou o Accenture Portal, um portal onde estão disponíveis informações e...
07 de Maio de 2009 às 15:48
Para uma consultora que compete no mercado internacional, a forma como se cria, partilha e gere o conhecimento é fundamental. Foi por isso que a Accenture criou o Accenture Portal, um portal onde estão disponíveis informações e serviços, mas que serve também de ligação para outros "sites" internos da Accenture. Um desses sites é o Accenture Collaboration 2.0, o nome que a consultora internacional decidiu dar à rede social que tem a potencialidade de ligar os 181 mil colaboradores da empresa espalhados por 52 países em todo o mundo. "O Accenture Collaboration 2.0 integra, por exemplo, a tecnologia de teleconferência em alta definição, as comunicações unificadas e várias aplicações de social "networking" que ajudam os colaboradores a partilhar, procurar e reutilizar conteúdos", explica Rui Sales Rodrigues, director de "marketing" e comunicação da Accenture Portugal. Entre estas ferramentas está o Accenture People, um "site" onde cada colaborador pode criar o seu perfil. Do universo global de trabalhadores da empresa mais de 100 mil já o fizeram, partilhando a sua experiência, qualificações pessoais e profissionais, mas também informações pessoais como por exemplo os seus "hobbies". É ainda neste espaço que os colaboradores são convidados a criarem o seu próprio blogues, a participarem nos fóruns de discussão e nos Wikis específicos que, "de uma forma rápida potenciam a discussão e criação de novas ideias, tendências, agilizando todo o processo de tomada de decisão", garante Rui Sales Rodrigues.
Para além do Accenture People, os colaboradores da consultora podem ainda utilizar o Accenture Encyclopedia que, à semelhança da Wikipedia, permite a gestão e organização de definições e descrições internas, e o Accenture Media Exchange que possibilita a troca e partilha de conhecimento em formatos que não texto.
O portal tem um motor de busca e tecnologia de telepresença, que possibilita aos colaboradores estar frente-a-frente com colegas sem terem que se deslocar do seu escritório. A solução de envio de mensagens instantâneas e de comunicações áudio está agora a ser desenvolvida, o que vai permitir verificar se os colegas estão ligados, enviar-lhes mensagens para o "e-mail" ou por "audio call".
Accenture
Nº de trabalhadores: 1.211
O que faz: Com experiência e "know-how" nos diversos sectores económicos, soluções e processos de negócio, a Accenture identifica tendências que ajudam os clientes a entrar em novos mercados, a aumentar os proveitos em mercados existentes e a fornecer produtos e serviços de forma mais eficiente e com maior qualidade. Os serviços prestados pela Accenture incluem: Consultoria de gestão; implementação e integração de sistemas; "outsourcing" de gestão e manutenção de aplicações, processos de negócio e infra-estruturas tecnológicas.
Volume de negócios: 109 milhões de euros (entre 1 de Setembro 2007 e 31 de Agosto de 2008).