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Quando arrancou com a Feitoria, em 2006, Alexandra Melo fazia assessoria de imprensa e tinha no projecto um part-time.

10 de Março de 2011 às 12:56
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Quando arrancou com a Feitoria, em 2006, Alexandra Melo fazia assessoria de imprensa e tinha no projecto um part-time. Hoje todo o tempo é dedicado às várias funções que desempenha na empresa, desde a gestão à resposta a encomendas e emails dos clientes. A primeira montra da Feitoria foi a loja online, que factura actualmente cerca de 60% em Portugal e o restante fora do país.

As 200 a 300 referências inicias da loja passaram a mais de mil e na loja física, lançada há três anos, a oferta é ainda mais diversificada. Como explica Alexandra, o passo foi importante para fazer evoluir o projecto, trazendo mais espaço para armazenar produtos e novos públicos. Os resultados traduziram-se em mais facturação.

Com as duas frentes operacionalizadas, 2011 é o ano da aposta no marketing e na promoção, nomeadamente da loja on-line, que ainda está longe da fórmula desejada, assegura.

O objectivo é aumentar a oferta, um processo demorado porque implica fotografar as peças e descrevê-las com algum detalhe, para que o cliente possa conhecer um pouco da história atrás da peça que se propõe levar para casa, mesmo que acabe por não comprar um produto exactamente igual ao que está exposto. Assegurar uma oferta de peças tão genuínas quanto possível impede as garantias de que há sempre mais uma peça tal-qual a exposta, para venda. Mas essa também é a beleza da Feitoria e o que faz da loja o que é e pretende continuar a ser. "É quase um tailor made", diz Alexandra, que incentiva os clientes a desafiar a capacidade da empresa para ir de encontro aos seus desejos. "Temos satisfação em poder proporcionar às pessoas pequenos prazeres". Mesmo que nem sempre seja fácil. Quando uma emigrante portuguesa nos Estados Unidos lhe pediu para arranjar fio de croché fabricado em Portugal foi preciso fazer muitos contactos, mas acabou por encontrar e hoje está no catálogo, mesmo destoando um pouco da restante oferta. Quando uma comunidade portuguesa do Canadá pediu um galo de Barcelos com um Metro de altura, para uma comemoração especial, também não foi fácil responder ao pedido, mas foi possível.

Em ambos os casos o site foi um veiculo importante para chegar aos clientes como o é em muitos outros. Online, a Feitoria divide espaço com a Vida Portuguesa. Cada projecto tem espaço próprio e independente na plataforma, com uma mesma cesta de compras. Alexandra fez a proposta e Catarina Portas aceitou. "Conseguimos separar os catálogos e coexistir perfeitamente no mesmo site, criando uma oferta que penso que hoje se destaca", diz a empresária.



"Temos satisfação em poder proporcionar às pessoas pequenos prazeres", Alexandra Melo, fundadora da Feitoria
Empresa Feitoria
Loja Online www.feitoria.com.pt
Loja física Aeroporto de Faro
Produtos Produtos portugueses, artesanais e tradicionais. O desenho e a função que desempenham nos ambientes em que se inserem são critérios relevantes de selecção


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