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"Aumentar a penetração dos Vinhos do Tejo em Portugal e em seis novos mercados internacionais" é o objectivo para 2013.

"Benefício" do vinho do Porto sobe para 96.500 pipas
Negócios 24 de Janeiro de 2013 às 10:29
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Vinhos
Tejo promove as exportações


A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) anunciou um investimento superior a um milhão de euros visando o aumento da expansão dos vinhos da região no país e em novos mercados internacionais.


O investimento de "mais de um milhão de euros em 2013" insere-se no Plano de Promoção Vinho do Tejo 2013, definido pelo presidente Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, José Pinto Gaspar, como "o mais ambicioso de sempre, não apenas ao nível do investimento, que é o mais elevado de sempre, mas também com a dinamização de acções de promoção e 'marketing' arrojadas a nível nacional e no alargamento do mercado externo".


O plano, apresentado nas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho prevê, segundo uma nota divulgada pela CVR Tejo citada pela Lusa, "aumentar a penetração dos Vinhos do Tejo em Portugal e em seis novos mercados internacionais". Estónia, Noruega, Finlândia, Alemanha e Moçambique são os mercados em que a comissão começará este ano a trabalhar, aumentando para 12 os países em que os vinhos do Tejo passam a ser promovidos.


A aposta promocional da CVR Tejo em 2013 passa, ainda, por manter a presença em acções que "se têm revelado um sucesso de adesão por parte do público", entre as quais o Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, o Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, a Gala Vinhos do Tejo e o evento Portas Abertas do Tejo, "que permite ao público visitar os produtores que se associam a esta iniciativa, com a possibilidade de participarem nas actividades das quintas, como as vindimas", esclarece o comunicado.


Os dados apresentados durante a cerimónia , que contou com a presença Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, revelam que as expedições para a União Europeia cresceram 3,4%, representando 2,7 milhões de litros, enquanto as exportações para o resto do mundo subiram 3,3%.

 

 

 

 

Extremadura atrai projectos

 

O presidente da Junta da Extremadura (Espanha) quer incentivar os empresários portugueses a investirem na região, uma alavanca para um mercado de 45 milhões de "potenciais clientes", garantindo que naquela comunidade não serão considerados como investidores estrangeiros.


"Queremos mostrar aos empresários portugueses as possibilidades de investimento na nossa comunidade. Qualquer investimento, e há investimentos importantes de Portugal na Extremadura, não é visto como um investimento estrangeiro", declarou José Antonio Monago, citado pela Lusa, que ontem realizou uma visita oficial a Portugal.


O responsável acrescentou estar a desenvolver contactos com as autoridades portuguesas no sentido de serem garantidas "facilidades" aos empresários estremenhos que queiram investir em Portugal.

 

 

 

 

Conjuntura
Investimento do Brasil sobe 32%

 

O investimento directo brasileiro em Portugal atingiu 128 milhões de dólares (96 milhões de euros) em 2012, um aumento de 32% face ao ano anterior, divulgou ontem o Banco Central do Brasil.

 

Portugal não está entre os principais destinos de investimentos brasileiros, ocupando a vigésima posição no "ranking" liderado pelos Estados Unidos e Espanha.

 

Os investimentos directos portugueses no Brasil também aumentaram entre 2011 e 2012, passando de 491 milhões de dólares (368 milhões de euros) para 547 milhões de dólares (410 milhões de euros), 11,4% mais.

 

 

 

 

Sonae expande Zippy

 

A marca Zippy, propriedade da Sonae SR, vai assinar esta semana um novo acordo para entrar em Marrocos e tem perspectivas de se vir a tornar num "operador global", disse ontem fonte oficial do grupo, citada pela Lusa.


A mesma fonte salientou que o processo de internacionalização da Zippy é algo que a Sonae pretende acelerar, havendo "acordos para mais uma vintena de países". "No final de 2012, a Sonae SR contava com 146 lojas no exterior repartidas por Espanha, Arábia Saudita, Turquia, Malta, Azerbaijão, Cazaquistão, Egipto, República Dominicana e Venezuela", acrescentou a empresa, em comunicado divulgado com os números das vendas preliminares do sector do retalho. Em outubro, a Sonae anunciou ter alargado a presença da marca de vestuário para crianças Zippy ao Azerbeijão e que estava a olhar para novas oportunidades.



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