Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sabe o que é uma OPA? O presidente da Bolsa de Lisboa pensa que nem todos (cor.)

Luís Laginha de Sousa acredita que o "cidadão comum" desconhece o significado da expressão OPA.

Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 16 de Outubro de 2014 às 00:52

"Estou convicto que se perguntarmos ao cidadão comum o que é que a palavra 'OPA' lhe sugere, obteremos respostas nem sempre positivas". A declaração é de Luís Laginha de Sousa, presidente da Euronext Lisbon, gestora da Bolsa de Lisboa, na sessão que revelou que 96,1% da Espírito Santo Saúde passou para as mãos da Fidelidade na sequência de uma OPA.

 

E o que é uma OPA? Oferta pública de aquisição. Destas três palavras, Laginha de Sousa destacou duas delas por serem "muito importantes".

 

‘O’ de oferta: "algo a que é dada a possibilidade de se aceitar ou não". Os accionistas da ES Saúde poderiam aceitar – ou não – vender os seus títulos à Fidelidade em troca dos 5,01 euros oferecidos na OPA que terminou a 14 de Outubro.

 

‘P’ de pública: "pública é para todos, dada a conhecer a todos, sendo por isso totalmente transparente". Uma afirmação feita por Laginha de Sousa quando, no processo de OPA concorrentes da Fidelidade (estiveram na corrida a Ángeles e a José de Mello Saúde), houve uma empresa que pretendeu comprar a ES Saúde fora de bolsa, a americana UnitedHealth.

 

A seguradora controlada pela Fosun foi a protagonista da oferta bem sucedida sobre o capital da ES Saúde. Tão bem sucedida que vai permitir-lhe alterar o nome. A Espírito Santo Saúde vai passar a chamar-se Luz Saúde.

 

 

(Notícia corrigida às 11h06: ao contrário do que estava no título, o presidente Laginha de Sousa considera que "nem sempre" as respostas seriam positivas)

Ver comentários
Saber mais Bolsa de Lisboa Luís Laginha de Sousa Espírito Santo Saúde ES Saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio