Notícia
Warner Bros vai dispensar 1.000 funcionários
As mudanças laborais serão comunicadas ainda esta semana. O maior estúdio norte-americano não é a única empresa do grupo Time Warner a passar por este tipo de processos.
O maior estúdio norte-americano prepara-se para dispensar cerca de 13% dos seus trabalhadores. Na prática, 1.000 dos 8.000 funcionários da Warner Bros perderão o vínculo laboral.
A decisão foi anunciada esta terça-feira, 4 de Novembro, e faz parte de um plano de redução de custos já anunciado. Com a dispensa dos trabalhadores, a companhia espera poupanças anuais de 200 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros).
A Warner Bros não é a única empresa do grupo Time Warner a passar por este tipo de processos. A Tuner, dona da CNN, prepara-se para reduzir 1.500 trabalhadores (10% do total). A HBO irá dispensar outros 150 (7% do total).
As mudanças laborais serão comunicadas ainda esta semana, num processo que deverá estender-se até ao final do ano, revelou o CEO Kevin Tsujihara numa carta aos funcionários. A produção cinematográfica e televisiva escapam aos cortes. Os departamentos financeiro e tecnológico estão entre os mais afectados.
O objectivo é aumentar a rentabilidade do estúdio e fazer face aos fracos desempenhos nas bilheteiras e nos serviços de televisão por cabo.
Recentemente, a empresa-mãe Time Warner recusou uma proposta de 80 mil milhões de dólares feita pela 21st Century Fox, detida por Rupert Murdoch. O magnata acabou por recuar nas suas intenções.
No último trimestre, a 21st Century Fox registou lucros de 999 milhões de dólares (800 milhões de euros), impulsionada pelas unidades de cinema e televisão por cabo.