Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pinto Balsemão: O novo CEO da Impresa "não caiu aqui de pára-quedas”

O fundador da Impresa sublinhou que apesar de Pedro Norton sair do grupo “a relação pessoal e a amizade” “manter-se-ão para sempre”. E salientou que o novo CEO, Francisco Pedro Balsemão, “não caiu aqui de pára-quedas”.

04 de Março de 2016 às 18:30
  • 3
  • ...

O fundador e "chairman" da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, agradeceu a colaboração profissional de Pedro Norton no grupo nestes últimos 23 anos. E garantiu que apesar de ele deixar a empresa, "a amizade" vai manter-se "para sempre".

"É impossível, para mim, não estar emocionado, no momento em que se põe formalmente termo a uma colaboração profissional que durou 23 anos. E sublinho colaboração profissional, porque a relação pessoal e a amizade em que ela assenta, essas manter-se-ão para sempre", disse esta sexta-feira Francisco Pedro Balsemão durante a sua intervenção durante a passagem de testemunho entre Pedro Norton e Francisco Pedro Balsemão, que, a partir de dia 6, assume oficialmente o cargo de CEO da Impresa.

Pedro Norton deu os primeiros passos na dona da SIC há 23 anos, como assessor do presidente do conselho de administração da Controljornal. Mas rapidamente foi subindo degrau a degrau, até substituir Pinto Balsemão como presidente executivo, a 1 de Outubro de 2012.

Para Francisco Pinto Balsemão, foram "23 anos em que Pedro Norton sempre foi diligente e inteligente, leal e dedicado, independente e alinhado". "Em que conseguimos trabalhar horas e horas a fio sem nunca perdermos o sentido de humor e "em que nem sempre estivemos de acordo, mas em que sempre soubemos encontrar soluções".

"Foram 23 anos, uma vida para quem ainda é tão novo", "em que enfrentámos as mais diversas crises, vindas do exterior, e também do interior, e conseguimos vencê-las", afirmou.

Olhando para o futuro, o fundador da Impresa começou com sublinhar que se "orgulha também, e muito, da escolha da pessoa que vai suceder a Pedro Norton. O Francisco Pedro Pinto Balsemão tem uma experiência profissional fora desta casa mais do que suficiente para ninguém poder dizer que caiu aqui de pára-quedas", sustentou.

O filho mais novo de Pinto Balsemão, com 35 anos, passou pela Linklaters, pela missão de Portugal nas Nações Unidas e pela Heidrick&Struggles. Integrou grupo de comunicação dono da SIC e do Expresso em Setembro de 2009, como director de recursos humanos. Até agora, era membro da comissão executiva e COO (director de operações) com os pelouros dos Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos e Sustentabilidade.

Uma experiência profissional considerada por Pinto Balsemão "mais do que suficiente, não apenas para podermos dizer que conhece bem os cantos da casa. Mais do que isso: tem os anos de Impresa e uma maneira de ser natural, espontânea e inteligente que lhe permite conhecer muito bem as pessoas que trabalham no nosso grupo", acrescentou. 
     

"Nestes meses de transição", continuou, "o Francisco Pedro deu já provas de saber o que quer e para onde quer conduzir o nosso projecto. Definiu estratégias e irá, a seu tempo, apresentá-las".

Desde que foi anunciada a sua nomeação para presidente executivo da Impresa, Francisco Pedro Balsemão iniciou uma reestruturação do grupo. Uma das alterações passou pela nomeação de Ricardo Costa para director-geral de informação da Impresa, que será substituído na direcção do Expresso por Pedro Santos Guerreiro.

Francisco Pinto Balsemão aproveitou ainda para elogiar a maneira como a transição da liderança foi efectuada: "Orgulho-me do modo como se processou a transição. Do segredo que foi preciso e possível guardar. Dos passos dados, a partir do momento em que a saída de Pedro Norton se tornou pública; e só se tornou pública quando entendemos que podia e devia tornar-se pública".

"Penso sinceramente que, em ocasiões como esta, a mudança tem de se operar com calma, com dignidade, sem pressas nervosas nem pausas excessivas. Fixámos e anunciámos um calendário e estamos a cumpri-lo", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Impresa Pedro Norton Francisco Pedro Balsemão SIC Francisco Pedro Pinto Balsemão SIC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio