Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pais do Amaral vende 10% da Media Capital aos espanhóis da Prisa

Empresário deixa de deter qualquer posição no capital da dona da TVI, onde é presidente do Conselho de Administração. A Prisa anunciou que vai manter Pais do Amaral no cargo.

26 de Fevereiro de 2013 às 20:02
  • ...

A PortQuay, de Pais do Amaral, decidiu exercer a opção de revenda da posição de 10% que detinha na Media Capital à Vertix, “holding” dos espanhóis da Prisa.

 

Num comunicado, a Media Capital anuncia a decisão da Portquay, de vender 8.451.318 acções da Media Capital, que correspondem a 10% do capital da empresa que controla a TVI. Segundo um outro comunicado, a Vertix, dos espanhóis da Prisa, passaram a controlar 94,69% do capital e dos direitos e voto da Media Capital. As restantes acções estão dispersas em bolsa.

 

Pais do Amaral detinha 10% da Media Capital desde Fevereiro de 2011 e em Março do ano passado desistiu de exercer a opção para comprar mais 20% do capital da empresa que controla a TVI. O empresário tinha até este mês para decidir exercer a opção de revenda destes 10%, que há dois anos custaram 35 milhões de euros, tendo optado por sair do capital da Media Capital.

 

Apesar deste negócio, Pais do Amaral vai continuar no cargo de presidente do Conselho de Administração da Media Capital. A Prisa "informa que o Senhor Eng. Miguel Pais do Amaral continuará no exercício das funções como Presidente não executivo do Conselho de Administração da Sociedade", refere um outro comunicado emitido esta noite.

 

O presidente da Prisa, Juan Luis Cébrian, tinha já afirmado este mês que pretendia manter Miguel Pais do Amaral como presidente não executivo da Media Capital, independentemente da decisão do empresário português em relação à venda destes 10%. “Vai continuar connosco, independentemente da sua posição [em relação às acções]. É uma decisão que ele irá tomar nos próximos dias. Pretendemos que se mantenha como presidente”, afirmou Juan Luis Cébrian ao Negócios em 19 de Fevereiro.

 

No âmbito dos compromissos estabelecidos com a banca, a Prisa terá de alienar alguns dos seus activos, estando fora das intenções dos espanhóis deixarem a posição dominante que detêm no grupo dono da TVI e da Plural.

 

“Estamos satisfeitos com a operação em Portugal”, pelo que “não é dos activos identificados para venda”, declarou Cébrian ao Negócios na semana passada. No entanto, a Prisa poderá vender até 30% da participação que possui na Media Capital. O presidente da Prisa garante que ainda não existem “conversões com investidores” eventualmente interessados na aquisição de uma posição accionista na TVI.

 

A Media Capital anunciou hoje que fechou 2012 com lucros de 11,9 milhões de euros, o que compara com o resultado líquido de 1,2 milhões atingido em 2011.

Ver comentários
Saber mais Media Capital TVI Miguel Pais do Amaral PortQuay Vertix Juan Luis Cébrian Prisa Plural
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio