Notícia
NBC Universal investe 180 milhões de euros no site BuzzFeed
O grupo de media norte-americano NBC Universal investiu 200 milhões de dólares no BuzzFeed, site que conta com 200 milhões de visitantes por mês. O acordo prevê ainda o desenvolvimento de parcerias entre as duas empresas na criação de conteúdos televisivos, para cinema e para os Jogos Olímpicos.
A NBC Universal reforçou a sua aposta nas plataformas digitais através do investimento de 200 milhões de dólares (180 milhões de euros) no BuzzFeed, portal que conta com 200 milhões de visitantes por mês e 1,5 mil milhões de visualizações de vídeos.
"O BuzzFeed construiu uma empresa global excepcional que junta tecnologia, dados e conteúdos editoriais de topo para criar e partilhar os mesmos de forma inovadora", disse Steve Burke, CEO da NBCUniversal, em comunicado divulgado esta terça-feira.
Este portal "chega a uma audiência massiva e leal e já provou estar entre os mais criativos, populares e influentes players dos novos meios de comunicação social", acrescentou.
De acordo com o mesmo comunicado, a exploração de parcerias estratégicas entre as duas empresas é um dos objectivos deste investimento e será visível nos próximos meses.
A colaboração para a criação de conteúdos televisivos, para cinema, para os Jogos Olímpicos e o estabelecimento de parcerias conjuntas com agências de publicidade são alguns dos exemplos avançados pelas empresas.
Já Jonah Peretti, fundador e CEO do BuzzFeed, sublinha que "é uma época fascinante para a indústria dos media", principalmente devido à convergência das redes sociais, do mobile e das plataformas de conteúdos digitais de modo "a criarem novas oportunidades para interagirem com o público global".
Por estas razões, Jonah Peretti confessa estar "muito animado com a parceria com a NBC Universal para combinar os respectivos pontos fortes e construir o futuro das notícias e do entretenimento".
A nova aposta da NBC Universal acontece uma semana depois do grupo de media norte-americano ter anunciado o investimento de 200 milhões de dólares na Vox Media, que detém vários sites como o The Verge, Eater ou o Re/code. Segundo a Bloomberg, a NBC quer lançar até ao final do ano uma plataforma de vídeos com conteúdos de sites populares da Vox Media e Vice Media.