Notícia
Michael Rezendes: "O Jornalismo de investigação vai sobreviver"
O jornalista do "caso Spotlight" defende que o jornalismo de investigação "compensa do ponto de vista económico". E diz que fazer a cobertura do mandato de Trump vai ser um "grande desafio".
Michael Rezendes, jornalista que ganhou o prémio Pulitzer de serviço público em 2013, acredita que o jornalismo de investigação tem futuro e compensa financeiramente.
"O jornalismo de investigação vai sobreviver e compensa do ponto de vista económico. Há um apetite forte por este tipo de histórias", disse o jornalista do Caso Spotlight durante o 4º Congresso dos Jornalistas que está a decorrer no Cinema São Jorge.
"Há estudos que mostram que os leitores querem ler notícias curtas, mas depois também querem ler histórias mais aprofundadas", sustentou.
Mas, para tal, "é preciso sair da redacção e falar com pessoas. O jornalismo 'old fashion' (tradicional) é muito muito importante", alertou.
Questionado sobre as expectativas da futura relação entre os media e o novo presidente dos EUA, Rezendes respondeu que fazer a cobertura do mandato de Donald Trump "vai ser um grande desafio. Mas ainda é muito cedo para saber como vai ser".