Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chamadas telefónicas levam à queda das receitas da SIC e TVI

A queda dos proveitos das chamadas de valor acrescentado contribuíram para o recuo das receitas do segmento de televisão da Impresa e da Media Capital.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Abril de 2017 às 21:50
  • 6
  • ...
A SIC e a TVI registaram uma queda das receitas no primeiro trimestre de 2017 impulsionada pelo declínio dos proveitos das chamadas de valor acrescentado, que em anos anteriores chegaram a ser a "galinha dos ovos de ouro" dos canais de televisão.

No caso do canal de Carnaxide, as receitas situaram-se em 34,5 milhões de euros, uma descida de 6,1% face ao primeiro trimestre de 2016.O aumento das receitas publicitárias em 2,8%, para 20,3 milhões de euros, não compensou a queda de 52,6% da rubrica multimédia, onde estão incluídas as chamadas de valor acrescentado.

A forte redução dos proveitos desta rubrica deve-se ao cancelamento em Maio do ano passado do programa de domingo à tarde "Portugal em Festa".

No geral, a Impresa fechou o primeiro trimestre com uma redução de 5,5% das receitas totais para 45,3 milhões de euros, o que levou ao agravamento dos prejuízos.

O grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão registou resultados líquidos negativos de 2,8 milhões de euros, um valor que representa um aumento de 12,9% face aos prejuízos de 2,4 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Já a Media Capital, dona da TVI, registou uma queda de 12% dos rendimentos operacionais no primeiro trimestre para 28,6 milhões de euros. Esta evolução foi afectada pelo recuo em 12% da publicidade para 18,8 milhões de euros, bem como da rubrica "outros rendimentos", onde se inserem os proveitos de cedência de sinal e serviços multimédia como as chamadas de valor acrescentado, que recuaram 11%. A TVI justifica a redução com "os menores rendimentos com serviços multimédia, direitos de sinal e vendas de conteúdos".

No total, os rendimentos operacionais da empresa liderada por Rosa Cullel caíram 10% em relação aos primeiros três meses de 2016, para pouco mais de 35 milhões de euros.

Apesar da queda das receitas, a dona da TVI fechou o primeiro trimestre com um aumento de 3% dos lucros para 1,912 milhões de euros, por força de uma melhoria dos resultados financeiros" de 29%, passando de 1,5 milhões de euros há um ano para cerca um milhão de euros em Março último.
Ver comentários
Saber mais SIC TVI Impresa Media Capital chamadas de valor acrescentado chamadas telefónicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio