Notícia
Angolana TV Zimbo chega a Portugal
Com a emissão a ser feita a partir de Luanda, aquele que foi o primeiro canal de televisão privado do país está agora disponível em exclusivo na Nos.
Lançado no mercado angolano a 14 de dezembro de 2008, tendo sido o primeiro canal de televisão privado do país, garante ser líder de audiências, "de forma consecutiva".
Trata-se da TV Zimbo e acaba de aterrar em Portugal, através da operadora Nos, que tem o exclusivo deste canal, que surge na sua grelha na posição 193.
"Queremos chegar onde estão os angolanos. Portugal é o terceiro país do mundo com maior comunidade angolana. Segundo dados oficiais das autoridades de Angola, residem em território português mais de 410 mil angolanos, pelo que queremos levar a nossa televisão junto desta população. Além disso, queremos também promover a nossa televisão junto dos falantes da língua portuguesa", afirma Paulo Julião, presidente da administração da TV Zimbo, em comunicado.
Com a emissão do canal a ser feita a partir de Luanda, "serão transmitidas 15 horas de produção diária de conteúdos inéditos, nomeadamente sete horas de informação, jornais e programas informativos, e oito horas de entretenimento", avança a TV Zimbo, adiantado que, "nesta primeira fase, os programas serão gravados a partir de Angola".
"No entanto, estamos a equacionar a possibilidade de vir a ser produzido um programa a partir de Lisboa, a retratar a vida dos angolanos residentes em Portugal", revela Paulo Julião, que esteve presente, esta quinta-feira, 5 de setembro, no evento de apresentação do canal em Portugal, que decorreu em Lisboa.
Entre os seus principais programas, a TV Zimbo destaca "A Tarde é Nossa", o "Jornal da Zimbo", "Debate Livre", "Nossa Terra" e "Sexto Sentido", e rostos como Dina Simão ("apresentadora das manhãs e estilista renomada no país"), Neurite Mendes ("apresentadora das noites e empreendedora"), Amílcar Xavier ("jornalista conceituado e apresentador dos programas de debates e entrevistas cara-a-cara"), Igor Benza e Zuleica Wilson ("apresentadores das tardes").
Paulo Julião não quis revelar o objetivo da TV Zimbo em termos de audiência, dizendo apenas que pretende atingir "o maior número de angolanos e falantes da língua portuguesa, residentes em Portugal".