Notícia
Unilever Jerónimo Martins investe 30 milhões para crescer lá fora
Parceria industrial prevê aumentar exportações para 50% com novas linhas de produção, a inaugurar esta sexta-feira, dia 11 de Julho.
A companhia Unilever Jerónimo Martins, que produz em Portugal marcas como a Flora, Becel e Planta, investiu 30 milhões de euros em novas linhas de produção na unidade que opera em Santa Iria da Azóia.
De acordo com o convite endereçado esta quinta-feira, 10 de Julho, às redacções, para a inauguração do aumento da capacidade da unidade fabril em Marinhas de D. Pedro, "o investimento envolvido nas novas linhas de produção e infra-estruturas foi cerca de 30 milhões de euros". A cerimónia de inauguração decorre esta sexta-feira, dia 11 de Julho.
A nota à comunicação social para a inauguração das novas linhas de produção - que contará com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, além de Alexandre Soares dos Santos, ex-líder da JM e representante da família accionista, José Soares dos Santos (na foto), presidente da UJM e António Casanova, CEO da empresa -, adianta ainda que o investimento permitirá à fabricante alimentar "aumentar os seus valores de exportação, de 30% para 50%".
A Unilever Jerónimo Martins materializa desde 2007 a parceria existente entre a multinacional anglo-holandesa e o grupo de distribuição, que na prática existe em Portugal desde 1949.
A parceria chegou a estar desdobrada em três empresas – Fima (margarinas e azeite), LeverElida (produtos de limpeza e higiene pessoal) e Olá (gelados). Depois de várias alterações aop longo de mais de 5 décadas, as três empresas foram fusionadas no início de 2007, na UJM, da qual a Unilever é dona de 55% do capital e a JM dos restantes 45%. Em 2009, a azeite Gallo foi cindida do restante grupo de activos, mantendo-se a mesma divisão accionista da UJM (55%-45%).
A fábrica de Santa Iria de Azóia, que esta sexta-feira inaugura o aumento da sua capacidade de fabrico, é a responsável, dentro da UJM, pela produção de gelados, margarinas, cremes para barrar e caldos – leia-se, por marcas, Olá, Vaqueiro, Flora, Becel, Planta, e Knorr, entre outras.
Quando, em Maio de 2013, a UJM decidiu encerrar a unidade que ainda detinha em Sacavém, de produtos de limpeza para o lar (como os amaciadores de roupa Comfort) e de higiene pessoal (como o Vasenol), anunciou igualmente um reforço da capacidade em Santa Iria da Azóia.
"A Unilever Jerónimo Martins (ULJM) vai implementar uma nova estratégia industrial que passa pelo reforço e modernização das unidades fabris de produtos alimentares localizadas em Santa Iria da Azóia, num investimento inicial, até 2015, de 22 milhões de euros", assinalou a empresa no comunicado, a 16 de Maio de 2013.