Notícia
Uma dúzia de empresas portuguesas volta a “partir pedra” na maior feira mundial
Em Verona, naquele que será o primeiro grande evento global do setor, realizado presencialmente, após a crise pandémica ainda em curso, vai contar apenas com 17% das empresas portuguesas que estiveram presente na última edição.
Em setembro de 2019, em Verona, na última edição da Marmomac, a maior feira internacional dedicada à pedra natural, estiveram presentes 73 empresas portuguesas. Foi a quarta maior presença no certame, ficando apenas atrás da representação italiana, da China e da Turquia, demonstrando uma enorme agressividade comercial.
Entretanto, após o interregno de 2020 forçado pela pandemia, a Marmomac está de regresso, de 29 de setembro a 2 de outubro, e vai contar apenas com uma dúzia de empresas portuguesas.
Juntamente com a Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET) irão participar a GNT Granitos do Norte, a Gra2003, a Granitos Irmãos Peixoto, a Hélio & Monteiro, a Horusoftware, a Marmoguia, a Maroufi, a Neogran, a Pardais, a Telmo Duarte, a Transgranitos e a Valstone.
"Esta é uma excelente oportunidade para reatar contactos e ampliar mercados, pois esta edição é também o primeiro grande evento do setor, realizado presencialmente, após crise pandémica provocada pelo covid-19", realça a ANIET, em comunicado.
Portugal é o 7.º maior exportador mundial de pedra natural, em termos agregados, tendo fechado 2019 com vendas ao exterior da ordem dos 427 milhões de euros, valor que, devido à pandemia, baixou cerca de 60 milhões no ano passado.
Já este ano, em termos homólogos, o setor registou no primeiro semestre um crescimento das exportações superior a 20%.