Notícia
Sonae Indústria continua a recuperar em 2015
Empresa registou resultados líquidos consolidados de 11 milhões negativos no trimestre, uma melhoria de 60% face a igual período de 2014. A estratégia tem passado por vender fábricas.
A Sonae Indústria continua a recuperar este ano, sobretudo tendo em conta os desinvestimentos que a empresa liderada por Rui Correia levou a cabo nos últimos meses, tendo vendido fábricas em França e Espanha.
Assim, no primeiro trimestre de 2015, a sociedade registou um resultado líquido de 11 milhões de euros negativos, uma melhoria de 60% face a igual período de 2014. Se excluirmos as unidades vendidas, os prejuízos foram de 3 milhões de euros, face aos 15 milhões negativos do primeiro trimestre de 2014.
O lucro operacional foi de sete milhões de euros e "o EBITDA recorrente aumentou 29% face aos primeiros três meses de 2014, atingindo os 25 milhões de euros", referiu a empresa em comunicado. Já o volume de negócios das operações continuadas foi de 258 milhões de euros, um pouco menos do que os 265 milhões do período homólogo, mas um crescimento de 7% face ao último trimestre de 2014.
O CEO da empresa refere, citado no mesmo comunicado, que "no primeiro trimestre de 2015 atingimos importantes metas na execução do nosso plano estratégico, no sentido reforçar a rentabilidade e a sustentabilidade das actividades da Sonae Indústria. Neste período conseguimos completar a alienação da unidade de Ussel, em França e de Betanzos em Espanha".
A Sonae Indústria conseguiu ainda "uma redução dos custos fixos, numa base comparável, de aproximadamente 1,4 milhões de euros, face ao mesmo período de 2014", diz o mesmo comunicado.
A dívida líquida, de 597 milhões de euros, reduziu-se face ao trimestre homólogo, mas aumentou em 6% em relação ao final de 2014.