Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segundo maior exportador português tem novo presidente executivo

Diogo da Silveira assumiu esta terça-feira, 1 de Abril, a presidência executiva da Portucel, ocupando um lugar deixado vago por José Honório.

Correio da Manhã
Negócios 01 de Abril de 2014 às 11:42
  • ...

A segunda maior exportadora portuguesa, a Portucel, tem, a partir desta terça-feira, 1 de Abril, um novo presidente executivo.

 

Diogo da Silveira sai da Açoreana, a seguradora do grupo Banif, para regressar à indústria. A Portucel é a nova paragem para este gestor que já esteve ligado ao grupo Sonae.

 

O barco que vai ter de comandar não é pequeno. A Portucel é a segunda maior exportadora portuguesa, só ultrapassada pela Galp. 

 

Já exporta para 118 países. A empresa assume-se com um peso de 1% no PIB português e 3% das exportações de bens.

 

Em 2013, o grupo Portucel Soporcel registou vendas consolidadas de 1.530,6 milhões de euros, mais 29 milhões do que em 2012. As exportações geraram um negócio de 1.215 milhões de euros. Os lucros, nesse exercício, atingiram os 210 milhões. A empresa tem uma dívida superior a 300 milhões de euros. 

 

A escolha de Diogo da Silveira, comunicada ao mercado no final de Fevereiro, é para o grupo, detido por Pedro Queiroz Pereira, a abertura de "um novo ciclo na gestão da sociedade que, prosseguindo a estratégia que tem vindo a ser implementada até esta data em toda as suas vertentes, 

irá acentuar a sua expansão internacional".

 

Diogo da Silveira liderava, na sua última função antes de integrar a Portucel, a Açoreana, para onde foi em 2008.

 

Antes esteve ligado ao sector das telecomunicações. À Oni e, antes, à Novis, empresa da Sonaecom. Antes de ir para o sector das comunicações do grupo Sonae, Diogo da Silveira passou pela indústria na sociedade de Belmiro de Azevedo. A Sonae Indústria, de aglomerados, foi o desafio, no qual teve de enfrentar a difícil integração da alemã Glunz. Como muitos dos quadros de gestão da Sonae fez o MBA no INSEAD, em França, país onde concluiu, também, a sua formação superior, em engenharia, na École Centrale de Lille.

 

Iniciou a carreira no grupo industrial japonês Shin Etsu Handotai, mas o empurrão na carreira foi dado quando se tornou sócio da Mckinsey.Daí é que se transferiu para o grupo Sonae.

 

Diogo da Silveira, 51 anos, assume, agora, a presidência executiva da Portucel Soporcel, depois da saída no final de Janeiro de José Honório. Luís Deslandes foi escolhido para desempenhar interinamente as funções de presidente da comissão executiva enquanto Diogo da Silveira não assumia funções.

Ver comentários
Saber mais portucel exportações diogo da silveira pedro queiroz pereira josé honório pasta papel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio