Notícia
Portucel regista lucros de 210 milhões de euros em 2013
A empresa liderada por José Honório fechou o ano de 2013 com um lucro de 210 milhões de euros, ou seja, uma ligeira descida face ao registado no período homólogo. O desempenho do grupo melhorou no último trimestre do ano devido "ao aumento da quantidade de papel vendida" e os lucros neste período superaram, largamente, o previsto pelos analistas.
Os lucros da Portucel recuaram de 211,2 milhões de euros, em 2012, para 210 milhões de euros em 2013, revela um comunicado da empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
As vendas consolidadas do grupo totalizaram 1.530,6 milhões de euros, 1,9% ou 29 milhões de euros acima do registado em 2012, devido, "por um lado ao contributo positivo do negócio da pasta e, por outro, ao desempenho da área de energia".
O EBITDA consolidado do grupo desceu 9,1% para 350,5 milhões de euros, num ano em que a empresa realizou a consolidação integral da Soporgen, empresa de cogeração de gás natural no complexo industrial da Figueira da Foz. Este "englobamento" teve, segundo a empresa, um impacto "materialmente relevante ao nível dos custos, ao provocar um aumento global, em particular nos custos com o gás natural".
A Portucel, que deu hoje início à época de apresentação de resultados referentes a 2013, explica no comunicado à CMVM que o resultado líquido do ano passado "foi positivamente influenciado pelos benefícios fiscais associados a investimentos realizados e pela anulação de um conjunto de provisões registadas em exercícios anteriores nos impostos a pagar, por terem deixado de se verificar os riscos que tinham determinado a sua constituição".
Na análise trimestre, o grupo destaca que no último trimestre de 2013 registou-se um bom desempenho operacional, "tendo o seu volume de negócios aumentado 3,2%". "Este aumento deveu-se essencialmente ao aumento da quantidade de papel vendida, que cresceu cerca de 9,2%, atingindo cerca de 410 mil toneladas", explica a empresa.
Neste período, o lucro da Portucel cresceu 15%, de 52 milhões de euros, em 2012, para 60,3 milhões de euros em 2013, superando, assim, largamente, as previsões dos analistas.
Uma estimativa apresentada a 27 de Janeiro pelo Caixa BI indicava que a Portucel deveria apresentar lucros de 30,9 milhões de euros no quarto trimestre de 2013.
(Notícia actualizada às 18h49)