Notícia
Produção industrial volta a crescer em Outubro
A produção industrial nacional registou uma variação homóloga de 0,2% em Outubro, depois de no mês anterior ter recuado 2,1%.
A produção industrial portuguesa registou uma variação homóloga de 0,2% em Outubro, isto depois de ter recuado 2,1% em Setembro, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 28 de Novembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os bens de investimento subiram 4,4%, enquanto o agrupamento da energia registou uma crescimento de 8,5% o que contribuindo positivamente para o índice total.
Por outro lado, o agrupamento dos bens intermédios registou uma queda homóloga de 2,2% e os bens de consumo recuaram 3,1%.
A secção das Indústrias Transformadoras abrandou a queda registada em Setembro (2,9%), tendo caído 0,3% em Outubro. Já a secção de Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio acentuou a tendência positiva ao crescer 7% em Outubro, face a uma subida de 6% no mês anterior.
Na variação mensal (Outubro face a Setembro deste ano), a produção industrial subiu 1,6% em Outubro (-2,9% em Setembro). O agrupamento de Bens de Consumo apresentou registou uma subida mensal de 5% (-10,9% no mês anterior) e o de Energia subiu 8% (1,3% em Setembro)", indicam os dados do INE.